segunda-feira - 20 - maio - 2024

Turismo / Goiás: Governador goiano Ronaldo Caiado enaltece parceria entre Governo de Goiás e Sebrae para retomada do turismo, num total de 79 destinos em 10 regiões do Estado

Governador Ronaldo Caiado participa do Encontro Estadual de Governança Turística, promovido em parceria entre Goiás Turismo e Sebrae: Estado fomenta ações e convênios que estimulam a economia de 79 destinos com potencial para expandir setor. Foto: Júnior Guimarães
“Toda essa ação conta com uma estrutura competente e experiência que são referência nacional”, diz o governador durante Encontro Estadual de Governança Turística. Com investimentos previstos, será possível implantar trilhas, capacitar profissionais do segmento e promover Goiás como polo turístico
“É muito importante toda essa ação de parceria do Governo de Goiás com o Sebrae, que conta com uma estrutura competente e experiência que são referência nacional”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, nesta terça-feira (06/04), durante abertura do Encontro Estadual de Governança Turística de Goiás. Promovido pela Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), o evento ocorrerá até quarta-feira (07/04), em parceria com o Sebrae, como ponto de partida para um programa idealizado e desenvolvido conforme as especificidades de cada região com objetivo de ativar e fortalecer a governança turística de Goiás.
Diante do Mapa do Turismo Goiás, que aponta 10 regiões turísticas, o Estado fomenta ações e convênios que estimulam a economia de quase 80 cidades goianas. “Cuidamos para que Goiás possa retribuir a esse segmento, tanto nas nossas ações junto aos 79 municípios turísticos do Estado, como orçamentariamente, ao avançarmos em convênio com o governo federal, que tem sido também um excelente parceiro nosso”, ressaltou Caiado.
O governador fez referência ao Mapa do Turismo Goiás, que aponta 79 destinos goianos em 10 regiões. Sendo elas: Região Pegadas no Cerrado, Chapada dos Veadeiros, Águas e Cavernas do Cerrado, Lagos do Parnaíba, Estrada de Ferro, Negócios e Tradições, Ouro e Cristais, Vale da Serra da Mesa, Vale do Araguaia e Águas Quentes.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, fez uma apresentação dos projetos encabeçados pelo Governo de Goiás e destacou os desafios que a pandemia trouxe ao Estado. “É muito difícil falar em não aglomeração se a gente está aqui para estimular o fluxo, a experiência, mas é absolutamente necessário”, declarou. Ao se solidarizar com os empresários, que movem a economia do país e são responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) goiano, Fabrício comentou que será possível superar as dificuldades resultantes dos efeitos da pandemia da Covid-19 com “espírito coletivo”. “Sempre acreditei na governança e, mais do que nunca, tem que ser estruturante de todas as políticas públicas e do trabalho privado”, e completou: “Esse convênio é muito emblemático não só pela questão financeira, mas porque acreditamos no conteúdo de entrega e na transformação que o projeto vai promover”, pontuou o presidente.
A abertura do encontro foi realizada pelo diretor-superintendente do Sebrae-GO, Derly Cunha Fialho, que falou sobre a importância da colaboração ao Governo de Goiás, sobretudo junto à Goiás Turismo. “Nossa parceria é antiga, é muito sólida, sempre reconhecendo e valorizando o papel das pessoas”, disse. Para Derly, apesar de o setor de turismo viver um momento delicado, prevalece a esperança “e um otimismo muito grande de que esse episódio está ficando para trás”, principalmente em Goiás. “Precisamos reverenciar o esforço muito grande que tem sido feito e a liderança do nosso governador Ronaldo Caiado, empenhadíssimo no processo de imunizar a população”, elogiou.
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Iniciativas da Goiás Turismo
Fabrício Amaral fez uma apresentação das ações planejadas pela agência. Em parceria com deputados federais, o Governo de Goiás será contemplado com emendas federais de aproximadamente R$ 5 milhões destinados a seis municípios turísticos. Com o recurso também será possível concluir a implantação de trilhas de longo curso, como Caminho Goyazes, que integrará todas as unidades de conservação do Estado, com toda infraestrutura necessária aos visitantes e internet; e Caminho de Cora, que já estava previsto pelo Governo de Goiás e é um dos trajetos mais celebrados do Brasil.
Além disso, o Governo de Goiás firmou um convênio com o Ministério do Turismo no valor de R$ 500 mil e planeja uma campanha com o digital influencer Jacques Vanier para a realização do programa Goiás para os goianos, com objetivo de estimular o turismo doméstico – dentro do Estado. Com foco na qualificação, também serão promovidos cursos de qualificação para guias e implantada a Academia do Turismo – uma plataforma digital, com recurso de R$ 200 mil do Ministério do Turismo para disponibilização de cursos que antes seriam presenciais e, agora, ocorrerão na modalidade de ensino a distância (EaD).
Durante balanço das ações já realizadas pela Goiás Turismo, Fabrício Amaral enfatizou a inauguração da Casa do Turismo, após 12 anos de fechamento, e da Casa do Artesanato; a internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva, na capital, em parceria com a Infraero; e o lançamento de linhas de crédito via GoiásFomento para o setor de turismo por meio do Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame).
Dentro da programação turística de Goiás, ainda haverá fomento ao turismo de pesca esportiva; lançamento e fortalecimento de Goiás como capital do sertanejo por meio da música, cultura, tradição e gastronomia; implantação do GO Riders, que é um estímulo ao pedal em Goiás; e realização do Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil, em Goiânia. O evento é promovido anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e reúne prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de turismo de todo o País.
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Sebrae
Com foco na retomada dos serviços, o Sebrae planeja a execução do Programa Turismo Goiás 4.0 em três fases. A primeira, que ocorre com a realização do Encontro Estadual de Governança Turística de Goiás visa mobilizar e socializar os empresários do segmento com desenvolvimento de líderes e fortalecimento da governança. A segunda se refere ao atendimento às empresas com consultorias e capacitações gratuitas em marketing digital, adequação de negócios, protocolos de biossegurança, entre outros. E a terceira será uma estratégia de inteligência de gestão, com mapeamento, estudo e análises para produção de informações de gestão e inteligência de mercado.
A representante do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, também integrou o evento desta terça-feira. Ainda participaram do encontro virtual os secretários de Estado José Vitti (Indústria, Comércio e Serviços), César Moura (Retomada) e Rivael Aguiar (GoiásFomento), o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Coronel Adailton, gestores municipais de Turismo, e empresários de todo o Estado de Goiás.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
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