Desde abril, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pelozzo (PSD), tem lidado com pressões e retaliações políticas. Nesta quinta-feira (22), a Câmara Municipal aprovou mais uma denúncia contra o gestor, totalizando, agora, três denúncias, mesmo sem os propositores terem apresentado qualquer documento que comprove e/ou justifique o pedido de impeachment. Apesar da perseguição, o chefe do Executivo Municipal luta para dar continuidade ao trabalho, enfrentar a Covid-19 e fazer da cidade um município próspero.
No primeiro pedido de cassação do mandato, no dia 4 de abril, os parlamentares aceitaram a denúncia feita pelo advogado Genes Tavares e Paula Alessandra, que apontaram suposto crime de improbidade administrativa devido a um contrato, de acordo com eles, entre o município e um hospital privado da cidade.
A segunda denúncia, por sua vez, foi aceita no último dia 20 de abril. No documento, o contador Elton Prates diz que houve irregularidade na aprovação do prefeito no que diz respeito a um reajuste salarial de 4,56% aos servidores.
Por fim, a terceira denúncia, acatada na manhã desta quinta-feira (22), foi realizada pelo vereador Reinaldo Alves (DEM), por suposta irregularidade em um contrato de auditoria na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Senador Canedo.
Publicidade
Continuação da matéria
Trâmites
Agora que as denúncias foram aceitas, haverá a criação de uma Comissão Julgadora formada por vereadores responsáveis pela apuração dos supostos crimes. O prefeito terá o direito de se defender, e, se a Comissão der parecer final positivo, haverá uma nova votação na Câmara de Senador Canedo para aprovar ou não o impedimento político do gestor.
Vale ressaltar que, até o momento, nenhuma das denúncias possuem documentos ou evidências suficientes que justifiquem o pedido de cassação do mandato de Fernando Pelozzo ou o cometimento de crimes de responsabilidade.
Importante ressaltar que para sofrer impeachment, o prefeito precisa ter cometido crimes de responsabilidade, isto é, infrações político-administrativas, ou “crimes políticos”, quando não há cumprimento das normas as quais o poder Executivo está sujeito. A penalidade para tais delitos consiste na perda do cargo público e/ou a revogação dos direitos políticos.
Ações realizadas
Apesar das perseguições, o prefeito segue na luta incessante pelo progresso e evolução de Senador Canedo. Em apenas quatro meses de gestão, Fernando Pelozzo conseguiu ser efetivo e certeiro nas decisões acerca do enfrentamento à Covid-19. A cidade que não possuía nenhum leito para o tratamento da doença , agora conta com mais de 90 leitos específicos para pacientes diagnosticados com o coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também já realizou mais de 22 mil testes de coronavírus e aplicou mais de 12 mil doses de vacinas contra a Covid. Ao todo, foram distribuídas 6 mil máscaras de proteção e mais de 300 tubos de álcool em gel de forma gratuita, com o objetivo de proteger a população do contágio da doença.
Nestes quatro meses, a Prefeitura retomou atendimentos de saúde que estavam parados e realizou mais de 10 mil consultas médicas e mais de 8 mil exames e cirurgias. A primeira-dama Simone Assis, juntamente com a equipe de assistência social, realizou mais de 6 mil atendimentos e distribuiu mais de mil cestas de alimentos.
A gestão promoveu, ainda, a limpeza da cidade, sendo retiradas mais de 90 mil toneladas de entulho e mais de 8 toneladas de lixo doméstico. Mais de 1,4 mil tonelada de massa asfáltica foi utilizada na revitalização de ruas e tapa-buracos. Além disso, retomou e recuperou a manutenção de todo o sistema de água da cidade. O sistema, que antes operava com 40% de eficiência, agora opera com 80%.
Continuação da matéria
Na Segurança Pública, houve a entrega de novos coletes balísticos, armamentos e viaturas à Guarda Civil Municipal. Além disso, a Prefeitura também promoveu o plantio de 300 espécies de árvores, bem como a doação de 600 espécies à população. A Secretaria de Agricultura já beneficiou mais de 180 famílias com entrega de verduras e legumes toda semana na horta municipal.
“Isso tudo é fruto da confiança e do apoio do povo canadense a uma gestão limpa, honesta e transparente que está colocando Senador Canedo de volta aos trilhos do progresso”, ressaltou o prefeito Fernando Pelozzo nas redes sociais.
Apoio
Pesquisa realizada pelo Portal Madelyn News aponta aprovação da população com relação à gestão. Apesar das perseguições e insatisfações dos vereadores, segundo o portal, os canedenses estão confiantes e tem apoiado Fernando Pellozo.
Nas redes sociais no Instagram e Facebook, há diversos comentários em apoio à gestão. “Votei para isso! Parabéns prefeito do povo”, disse um seguidor.
“Parabéns, prefeito! É inegável a sua admiração e respeito pela GCM”, escreveu uma usuária. “Parabéns por todo empenho e dedicação em sua gestão @fernandopellozo. 100 dias de muito trabalho e dedicação! Que Deus continue te abençoando com muita sabedoria e saúde para lidar com todas as circunstâncias durante sua gestão!”, elogiou outro.