terça-feira - 03 - dezembro - 2024

Saúde / 4º ministro: Em cerimônia fechada, Marcelo Queiroga toma posse como ministro da Saúde

Em cerimônia fechada, Marcelo Queiroga toma posse como ministro da Saúde

O anúncio da troca do ministro da Saúde foi feita há mais de uma semana Foto: Reprodução

O médico cardiologista Marcelo Queiroga tomou posse na tarde desta terça-feira, 23/03, como ministro da Saúde. A cerimônia foi reservada dentro do gabinete do presidente da República Jair Bolsonaro.

O evento não constava na agenda inicial de Bolsonaro, sem a presença da imprensa e de convidados devido à pressão de apoiadores para que outro nome fosse indicado já que Queiroga demorou se desvincular de uma clínica que era sócio.

Ainda no meio da tarde desta terça-feira uma edição extra do Diário Oficial da União publicou a exoneração do general Eduardo Pazuello e a nomeação do novo ministro.

Publicidade

continuação da matéria…

A informação de que Pazuello deve ser remanejado para o Programa de Parcerias e Investimentos, que atualmente está sob a coordenação do ministro Paulo Guedes, da Economia, no entanto, o Governo Federal ainda não confirmou ou anunciou a possível mudança.

Queiroga é o quarto ministro a assumir a Saúde desde o início da pandemia, há um ano. Já passaram pela pasta, neste período, os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, seguido depois pelo general Eduardo Pazuello, do Exército.

A substituição de Pazuello foi anunciada em 15 de março durante o período mais crítico da pandemia. Conforme divulgado pelo portal Notícias Goiás recentemente, o principal desafio do novo ministro será acelerar o processo de vacinação em massa da população.

Publicidade

continuação da matéria…

Isso porque o país vacinou cerca de 4,59% da população com a primeira dose de imunizantes, percentual que corresponde a 9,7 milhões de pessoas. O Brasil acumula, até o momento, mais de 295 mil mortes por covid-19.

Perfil

Natural de João Pessoal, Marcelo Queiroga se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fez especialização em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Sua área de atuação é em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

plugins premium WordPress