domingo - 19 - maio - 2024

Restrição: Anápolis decreta lockdown de 10 dias para evitar a propagação do coronavírus

Anápolis decreta lockdown de 10 dias para evitar a propagação do coronavírus

Anápolis suspende atividades não essenciais por dez dias para conter o aumento do número de casos de coronavírus Foto: Divulgação

Determinação foi anunciada na tarde desta quinta-feira, 04/03, pelo prefeito Roberto Naves. A ação começará a valer a partir de amanhã, às 19h, e vai até o próximo dia 15 de março, às 4h; confira o que pode ficar aberto

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), informou na tarde desta quinta-feira, 04/03, durante uma coletiva de imprensa que Anápolis suspenderá as atividades durante dez dias para evitar o aumento do número de casos de coronavírus e, automaticamente, o colapso do sistema municipal de saúde. A determinação começará nesta sexta-feira, 05/03, a partir das 19h e vai até o dia 15 de março, às 4h.

Atualmente, o município enfrenta uma situação crítica com a alta nos números de internação e de mortes causadas pelo coronavírus. Dessa forma, serão mantidas durante esse período, apenas as atividades essenciais. O decreto deverá ser publicado ainda hoje em uma edição extraordinária do Diário Oficial.

Publicidade

continuação da matéria…

O prefeito Roberto Naves informa que essa decisão foi tomada pensando em salvar vidas, além de ser a que prejudicará menos a economia, já que serão apenas cinco dias úteis.  “O que os nossos técnicos concluíram é que, se nada for feito, em poucos dias, o sistema municipal irá colapsar”, relata. Ele ainda afirma que “nesse momento a gente se vê obrigado a suspender as atividades da nossa cidade a partir de amanhã, às 19 horas, até o próximo dia 15 às 04 horas da manhã, conforme o decreto que será publicado”.

A cidade possui 60 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 87 de enfermaria, que são exclusivos para atender pacientes de Anápolis que estão com coronavírus e ontem a taxa de ocupação de leitos chegou a 81,6%.

Dos 60 leitos de UTI destinados a pacientes com a Codiv-19, 50 estão ocupados. Nas enfermarias, das 87 vagas apenas 65 estão disponíveis. “Na região macro-norte, com 60 municípios, não têm mais vaga de UTI para tratamento da Covid-19″, declarou Naves.

Publicidade

continuação da matéria…

Segundo o prefeito, falta respiradores em algumas unidades e algumas Unidade de Pronto Atendimento (UPA) têm pacientes que possuem planos de saúde, porém nos hospitais particulares não tem leitos. Roberto Naves reforça também que “todos nesse momento somos iguais”.

As atividades consideradas essenciais são: supermercado, gêneros alimentícios de modo em geral; restaurantes e pit dogs só delivery. Poderão funcionar também indústrias alimentícias e indústrias voltadas para a produção de medicamento, na área da saúde serão realizados atendimentos de urgência e emergência, na construção civil só poderão abrir aqueles que precisam fornecer materiais para reforma e ampliação de obras e hospitais na cidade.

Casos

O município conta hoje com 24.516 casos confirmados de coronavírus; 22.104 recuperados; 116 internados e 516 óbitos. Segundo boletim divulgado pela Prefeitura, mais de 17 mil doses já foram aplicadas.

plugins premium WordPress