Escola tem cerca de 500 alunos matriculados | Foto: Dario Lopez-Mills
Por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço
Um tiroteio dentro de uma escola primária no Texas, nos Estados Unidos, provocou a morte de, pelo menos, 19 crianças e 2 professores. O massacre foi registrado nesta terça-feira (24/5) na escola Robb Elementary School, na cidade de Uvalde.
De acordo com a imprensa local, uma das vítimas foi a professora Eva Mireles. No momento, ela dava aulas para alunos de 9 e 10 anos.
Publicidade
Continuação da Matéria
Os demais estudantes vitimados teriam sido crianças com idade entre 7 e 10 anos. Durante o confronto, a escola, que tem cerca de 500 estudantes matriculados, foi evacuada.
Um porta-voz da polícia em Uvalde disse que o agressor “agiu sozinho neste crime hediondo”. O governador do Texas, Greg Abbott, disse que o atirador, identificado como Salvador Ramos, abandonou um veículo antes de entrar na escola para abrir fogo “de forma horrível e incompreensível”.
Um oficial da Patrulha Fronteira dos EUA que estava nas proximidades quando o tiroteio começou se deslocou para a escola e matou o atirador, que, no momento, usava armadura corporal enquanto realizava o ataque.
Durante o confronto, dois agentes de fronteira teriam sido baleados. O estado de saúde deles é estável.
Publicidade
Continuação da Matéria
Estima-se ainda que cerca de 11 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital. Ainda segundo a polícia, o atirador também pode ter matado sua própria avó no início do tiroteio. O criminoso estava armado com um revólver, um rifle AR-15 e carregadores de alta capacidade.
Em um centro comunitário em Uvalde, pais das vítimas foram informados sobre a morte de seus filhos. Alguns tiveram de fornecer amostras de DNA para ajudar a identificar algumas das vítimas.
A poucos quarteirões da escola primária, uma vigília foi realizada para as vítimas e sobreviventes do ataque. (Com informações de BBC e CNN)