“A regionalização do atendimento à Saúde em Goiás é algo que entrará para a história, pois vai garantir acesso para todos os goianos”, disse o vice-governador Lincoln Tejota durante o balanço de seis meses de gestão e renovação do Serviço de Transplantes Renais no Hospital Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. “Os números apresentados hoje nos anima por envolver uma área tão delicada e por mostrar que um governo comprometido pode fazer tanto em tão pouco tempo”, completou.
Dentre os números apresentados durante o evento pelo secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, o vice-governador destacou a importância da projeção de economia mínima anual de R$ 96 milhões, com aumento de atendimento. Além do compromisso estabelecido pelo governador Ronaldo Caiado para a regionalização do acesso da população, com 17 policlínicas, retomada de obras de hospitais regionais e ampliação de convênios em todas as regiões do Estado de Goiás.
Para Lincoln, essas projeções mostram o compromisso e atenção do governo com a pasta. “O nosso compromisso em levar Saúde de qualidade para os goianos de todas as regiões vai ser cumprido e os dados apresentados mostram que estamos no caminho certo. O governador, eu e o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, estamos empenhados em transformar a Saúde de Goiás”, disse.
Ampliação no atendimento
Entre as principais ações já realizadas no primeiro semestre do governo, Ismael Alexandrino salientou as visitas a todas macrorregionais de saúde para um diagnóstico expedito; a adimplência dos repasses municipais em 2019; o estreitamento das ações da secretarias com as diversas partes interessadas; a liberação e ampliação de recursos federais para ampliação e qualificação da assistência em saúde de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar e o repasse ordinários das Organizações Sociais (OSs) em dia em 2019.
“Estamos ainda no começo, temos somente seis meses de gestão e temos números muito bons para apresentar. No entanto, queria ressalvar que nunca devemos perder a compreensão de que atrás de cada número desses está as vidas e elas são importantes”, salientou.
Transparência
O governador Ronaldo Caiado reforçou que a transparência é a grande transformação por qual passa o Estado, sobretudo na Saúde. Para ele, gestões anteriores mascaravam a situação da pasta. Ele afirmou que a população quer saber que o dinheiro público será alocado de forma eficiente. “O que a população quer é que o dinheiro seja aplicado de forma transparente. Basta ver a importância destes resultados apresentados hoje. Fizemos isso buscando aumentar a eficiência, diminuindo os custos e com isso vamos sustentar as policlínicas, regionalizando o acesso”, reforçou.
O evento também marcou a renovação da autorização do Ministério da Saúde para o Serviço de Transplantes Renais do HGG.
Além do governador, vice-governador, secretário de Saúde, participaram da solenidade a primeira-dama, Gracinha Caiado; o diretor geral do HGG, José Cláudio Romero; os secretários da Casa Civil, Anderson Máximo, desenvolvimento social, Marcos Cabral, esporte e lazer, Rafael Rahif, agricultura, pecuária e abastecimento, Antônio Carlos Neto, cultura, Edival Lourenço, comunicação, Valéria Torres.