quarta-feira - 03 - setembro - 2025

Mundo / Rússia / Aposentadoria aos 23 Anos: Russo trabalha só dois anos e consegue se aposentar aos 23 anos

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Jovem usou uma brecha da legislação para solicitar a aposentadoria e receber a pensão integral

Pavel Stepchenko mostra certificado onde consta que ele é o aposentado mais jovem do país. Foto: Reprodução/Instagram/pavel__stepchenko

 

Um russo conseguiu realizar o sonho de muita gente: se aposentar com uma pensão completa e ainda jovem. Pavel Stepchenko tinha apenas 23 anos quando se aposentou. Até hoje, ele é considerado o mais jovem aposentado do país.

A carreira de Stepchenko cabe em uma linha. Ele se matriculou em uma escola do Ministério de Assuntos Internos da Rússia, aos 16 anos. Após cinco anos, começou a trabalhar na divisão territorial do sistema de assuntos internos. Foram dois anos de trabalho até se aposentar.

O que aconteceu foi que Stepchenko aproveitou ao máximo uma brecha na legislação. Há um dispositivo legal que afirma que, para cada mês de serviço durante um período de lei marcial, uma pessoa tem direito a três meses de tempo de serviço creditado.

Em 28 de novembro de 2023, de acordo com as leis da federação russa na época, Pavel Stepchenko solicitou a aposentadoria e recebeu uma pensão integral por tempo de serviço.

Seu feito valeu um registro no Interrecord, uma espécie de versão russa para o livro dos recordes. Ali, Stepchenko consta como o aposentado mais jovem da Rússia.

Segundo a mídia controlada pelo Estado, a aposentadoria de Stepchenko foi “um testamento da flexibilidade e das capacidades do sistema de proteção social na Rússia”.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Contatos de Reportagens e Marketing:

62 9 9989-0787 Vivo

62 9 8161-2938 Tim

62 9 9324-5038 Claro

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress