domingo - 02 - novembro - 2025

Mundo / Israel / Gaza: Israel mata 104 pessoas em Gaza em meio a cessar-fogo mediado por Trump

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Militares israelenses insistiram que vão voltar a aderir trégua; situação para tratar feridos é descrita como “catastrófica”

Palestinos caminham em meio a destroços em Khan Younis, na Faixa de Gaza

Palestinos caminham em meio a destroços em Khan Younis, na Faixa de Gaza. Foto:  27/2/2025 REUTERS/Ramadan Abed

 

Ataques israelenses em Gaza mataram pelo menos 104 pessoas, incluindo dezenas de crianças, disseram autoridades sanitárias do enclave nesta quarta-feira (29), marcando o dia mais mortal desde o início do cessar-fogo defendido pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Os ataques vieram na noite de terça-feira (28) depois que Israel acusou o Hamas de matar um soldado e encenar a descoberta de um refém morto.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu instruiu os militares a realizarem “ataques imediatos e poderosos na Faixa de Gaza”, disse seu gabinete em uma breve declaração.

Os EUA foram notificados da decisão de realizar ataques em Gaza, disse um oficial dos EUA à CNN.

Os militares disseram nesta quarta-feira (29) que vão retomar o cessar-fogo, mas continuarão a “responder com força a qualquer violação.”

O Hamas denunciou o que chamou de “bombardeio criminoso” por parte de Israel, que, segundo ele, violou o acordo de cessar-fogo. Também negou atacar soldados israelenses e reafirmou seu compromisso com a trégua.

Pelo menos 104 pessoas foram mortas nos ataques em Gaza na noite de terça-feira (29), de acordo com o Ministério da Saúde no enclave devastado. Entre eles, estão pelo menos 46 crianças e 20 mulheres, disse o ministério.

O diretor do Hospital Al-Shifa descreveu a situação sanitária e humanitária como “catastrófica”.

“Não há medicamentos ou suprimentos médicos para tratar os feridos e os doentes”, segundo o Dr. Mohammed Abu Salmiya disse à CNN.

O exército israelense nomeou o soldado morto como Yona Efraim Feldbaum, de 37 anos, do assentamento de Zayit Raanan na Cisjordânia ocupada.

Feldbaum, que integrava o Corpo de Engenharia de Combate na Divisão de Gaza, morreu em combate no sul de Gaza, disse a Força de Defesa de Israel (IDF).

Um oficial militar disse que o Hamas atacou tropas israelenses a leste da chamada linha amarela, que separa Gaza ocupada por Israel do resto do território. As tropas, na área de Rafah, no sul de Gaza, foram atacadas por granadas lançadas por foguetes e atiradores de elite, disse o oficial.

Palestinos caminham em meio a destroços na Cidade de Gaza • 16/10/2025 REUTERS/Dawoud Abu Alkas

Palestinos caminham em meio a destroços na Cidade de Gaza. Foto: 16/10/2025 REUTERS/Dawoud Abu Alkas

A CNN entrou em contato com a Defesa de Israel em busca de um posicionamento.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que entendia que “eles mataram um soldado israelense”, sem nomear o Hamas.

“Então os israelenses retaliaram”, disse ele aos repórteres no Air Force One durante a viagem para a Coreia do Sul, falando antes dos relatos de dezenas de vítimas dos ataques israelenses terem surgido.

“Nada vai comprometer” o cessar-fogo, acrescentou, repetindo as ameaças de que o Hamas seria “eliminado.”

Na terça-feira (28), o escritório de Netanyahu disse que o Hamas estava em “clara violação” do acordo de cessar-fogo de Gaza depois de retornar restos para Israel que não pertenciam a nenhum dos 13 reféns ainda desaparecidos no enclave.

Um funcionário israelense disse à CNN que entre as opções consideradas estão a expansão da chamada linha amarela – a linha de retirada de Israel em Gaza – reocupando território adicional, ou retomando o corredor de Netzarim, que atravessa Gaza.

Outra fonte israelense disse à CNN que qualquer resposta seria coordenada com os EUA, acrescentando que Israel também está considerando restringir o fluxo de ajuda humanitária, mas Washington se opõe a essa medida.

 

Sugestões de pautas ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Contatos de Reportagens e Marketing:

62 9 9989-0787 Vivo

62 9 8161-2938 Tim

62 9 9324-5038 Claro

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress