quinta-feira - 02 - maio - 2024

Michel Temer prestigia inauguração do Hospital Municipal de Aparecida e libera mais 72 milhões para Aparecida e 115 para Goiânia

O hospital tem o objetivo de solucionar déficit de internação no município com capacidade de atender 1,2 mil, por mês. A estrutura compete com unidades de saúde de última geração com capacidades de realizar transplantes.  O investimento até agora foram de mais de 140 milhões e o ministros da saúde, Gilberto Occhio liberou, na solenidade, mais 49 milhões para o funcionamento da unidade.  

Na tarde desta quarta-feira, 19, o presidente da república, Michel Temer e o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, entregaram à população o maior hospital já construindo por uma prefeitura em Goiás; o HMAP (Hospital Municipal de Aparecida). A unidade, que irá atender todos os moradores da cidade, será referência para 55 municípios da região Centro-Sudeste. Nesta quinta-feira, 20 começa funcionar o ambulatório com 120 atendimentos de consultas médicas já agendadas.

A cerimonia iniciou-se com uma oração do bispo, Oídes José do Carmo, presidente da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembléias de Deus de Goiás e do Campo de Campinas (Goiânia). O arcebispo de Goiânia e Região Metropolitana, Dom Washington Cruz, realizou a oração do Pai Nosso com todos os presentes. A participação da população, e de autoridades de todo estado marcou a cerimônia de inauguração.

Gustavo Mendanha revela investimento e como será a gestão da unidade

A consultoria do Hospital Sírio Libanês está sendo contratada para acompanhar todos os acordos dos contratos e um atendimento humanizado. Foto. Divulgação.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha o município entra para a história para resolver de vez o problema de saúde de Aparecida, ele explica sobre as contratações, e a garantia de que a unidade não será sobrecarregada com as demandas de outros municípios.

Investimento de mais de 140 milhões

“O hospital vem para mudar o paradigma da saúde em Aparecida e solucionar o problema de internação. Ontem tivemos a visita dos 25 prefeitos dos municípios próximos e já começamos a acordar com eles o fluxo de pacientes que serão atendidos na unidade. Foi realizado um processo de escolha da OSs para as contratações dos profissionais, e tanto a secretaria de saúde e a câmara municipal estarão regulando o serviço. A consultoria do Hospital Sírio Libanês está sendo contratada para acompanhar todos os acordos dos contratos”, declarou o prefeito Gustavo.

O investimento foi na ordem de 80 milhões por parte do governo federal e 20 milhões por parte do municipal, além de 40 milhões para compra de equipamentos.

“Em janeiro vamos abrir a estabilização os 20 leitos de UTI adulto e 60 leitos de clínica médica. Vamos fazer cirurgias eletivas, e está previsto a implantação de cirurgia cardíaca com hemodinâmica e transplante”, afirmou o secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães.

Após visitar as dependências do HMAP, Michel Temer, se diz deslumbrado com estrutura.

Temer libera 72 milhões para Aparecida e 115 milhões para Goiânia

Após visitar as dependências do HMAP, Michel Temer, se diz deslumbrado com estrutura, segundo ele, a unidade pode vir a ser o exemplo de excelência de hospital público para todo o País, “É idêntico aos hospitais particulares de última geração do sudeste”.

Durante o discurso, Michel Temer se direcionou ao prefeito Gustavo e do deputado federal Daniel Vilela e liberou 20 milhões para o asfalto, e 55 milhões para moradias populares em Aparecida. E ainda mais 115 milhões para a prefeitura de Goiânia.

MINISTROS

O ministro da saúde, Gilberto Occhi, assinou uma portaria de 49 milhões para o funcionamento do HMAP. Para ele o atendimento será o melhor ofertada à sociedade. Durante sua ida para a inauguração, o ministro passou por Anápolis e liberou 2 milhões para a Santa Casa de Anápolis.

Alexandre Baldy, ministro das cidades, lembrou ser a saúde pública um dos maiores desafios para o governo “E Aparecida recebe hoje um grande recurso”.  Ele destacou as mais de 10.000 mil casas próprias que serão entregues em todo o País, até dia 21 de dezembro deste ano, e os mais de 4 bilhões de recursos recebidos do governo federal para Goiás, na gestão de Temer.

Capacidade de atendimento

O Hospital Municipal de Aparecida tem 230 leitos, sendo 30 UTI´s, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos. A unidade abrigará os primeiros leitos de internação pediátrica da cidade, evitando assim o deslocamento intermunicipal de quem precisa do serviço. A expectativa é de que com o funcionamento do Hospital as filas de acesso à cirurgia no município sejam reduzidas, bem como o tempo de espera para liberação de vaga de UTI. No local, serão realizados cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames, ressonância, tomografia, raio x, ultrassom, todos os meses. Serão oferecidas ainda cirurgia geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.

A inauguração será sequenciada em três partes, a próxima para março, até maio de 2019, e a última de setembro, a dezembro também do próximo ano.

Fonte: Voz da Metropole

plugins premium WordPress