segunda-feira - 20 - maio - 2024

Imprensa / Corona Vírus: Abratel pede inclusão de jornalistas em grupos prioritários da vacinação

Trabalho da imprensa foi considerado essencial em decreto de Jair Bolsonaro

Trabalho da imprensa foi considerado essencial em decreto de Jair Bolsonaro. PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO – 08.04.2021

A Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) nesta quinta-feira (15) ao governo federal a inclusão de jornalistas, radialistas e profissionais que atuam na comunicação profissional aos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19.

A solicitação foi realizada por meio de ofício ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Publicidade

continuação da matéria…

No pedido, a Abratel citou um decreto de Bolsonaro de 22 de março de 2020, definindo as atividades da imprensa como as profissões essenciais, que não poderiam parar durante a pandemia de covid-19.

“Jornalistas, radialistas e trabalhadores da imprensa estão extremamente expostos e vulneráveis, executando a importante missão de cobrir e reportar a grave crise sanitária decorrente do novo Coronavírus. Atuam nas ruas, hospitais, aeroportos, rodoviárias, Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais e outros espaços de grande circulação de pessoas”, defendeu o presidente da associação, Márcio Novaes.

Publicidade

continuação da matéria…

A entidade ainda citou uma pesquisa da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), que apontou o Brasil como líder mundial de mortes por coronavírus entre jornalistas. Entre abril de 2020 e março de 2021, foram 169 profissionais da comunicação mortos pela doença, de acordo com a associação.

“A imprensa leva informação de práticas sanitárias para a disseminação do vírus e, ainda, combate a desinformação a respeito da COVID-19. É imprescindível que os trabalhadores da imprensa sejam imunizados o mais breve possível”, reivindicou o presidente da Abratel.

plugins premium WordPress