sábado - 23 - novembro - 2024

Goiânia: Equipe de transição tem nomes fortes do MDB

Coordenada por Daniel Vilela, a Comissão de Transição conta com Agenor Mariano, Euler Morais e Andrey Azeredo, todos do MDB, além do advogado José Alves Firmino, ligado ao vice-prefeito eleito Rogério Cruz

Por Manoel Messias Rodrigues Em: 07/12/2020 17:46:13

Representantes da coligação que venceu nas urnas foram definidos nesta segunda-feira pelo vice-prefeito eleito, Rogério Cruz, do Republicanos e tem maioria de emedebistas. Primeira reunião deve ocorrer já nesta terça-feira

O vice-prefeito eleito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), enviou na tarde desta segunda-feira (07/12) ao prefeito Iris Rezende (MDB) a relação dos representantes do prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB), que vão compor a Comissão de Transição de Governo da parte da próxima gestão. A primeira reunião das equipes de Maguito e de Iris está prevista para acontecer na manhã de terça-feira (08), no Paço Municipal.

Ficou definido que o presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, será o coordenador do grupo que representa a futura gestão. A Comissão de Transição contará com mais quatro nomes: o ex-secretário municipal Agenor Mariano, o vereador Andrey Azeredo, o ex-deputado Euler Morais, todos filiados ao MDB, e o advogado José Alves Firmino.

Eles vão atuar junto com os secretários Paulo Ortegal (Governo); Zilma Percussor (Finanças); Brenno Kelvys (Procuradoria); Juliano Gomes Bezerra (Controladoria) e Marcela Araújo Teixeira (Administração), que foram os nomes escolhidos por da parte do Paço Municipal para fornecer informações a respeito da atual administração do município.

A formação da equipe de transição atende à Instrução Normativa nº 006/2016, do Tribunal de Contas dos Municípios, que determina a necessidade do processo como forma de garantir a continuidade administrativa, prestação de contas e a transparência dos atos.

Nomes indicam divisão de poder na próxima gestão

Os integrantes da Comissão de Transição escolhidos para representar a próxima gestão da Prefeitura de Goiânia, naturalmente, são ligados ao prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB), e ao vice-prefeito, Rogério Cruz (Republicanos). De certa forma, os nomes escolhidos indicam, também, como o MDB e o Republicanos, como vencedores da eleição, devem dividir o poder na próxima gestão.

Se coube ao vice-prefeito eleito, Rogério Cruz, definir a composição dos integrantes da Comissão de Transição, devido à ausência do prefeito eleito, ao MDB de Maguito Vilela foi dada maior representação. A começar pela escolha do coordenador da Comissão, que é filho do prefeito eleito e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela. A comissão é formada por três emedebistas: Agenor Mariano, Andrey Azeredo e Euler Morais e pelo advogado José Alves Firmino, chefe de Gabinete do vereador Rogério Cruz na Câmara Municipal de Goiânia.

Certamente, Agenor Mariano, Andrey Azeredo e Euler Morais, da parte do MDB, serão nomes fortes na próxima gestão, ocupando secretarias de destaque. Também, pela indicação, o advogado José Alves Firmino deve representar o Republicanos no primeiro escalão, possivelmente em cargo na área jurídica. Daniel Vilela, em que pese ser filho de Maguito Vilela, provavelmente não comporá a gestão municipal, para preservar seu cargo de presidente estadual do MDB, mas poderá indicar pessoas em postos chaves da gestão que começa em janeiro.

Veja quem é quem na equipe de transição

O coordenador da Comissão de Transição é o ex-deputado Daniel Vilela, presidente estadual do MDB e filho de Maguito Vilela.

Agenor Mariano foi um dos coordenadores da campanha de Maguito Vilela/Rogério Cruz. Formado em Administração, assumiu seu primeiro cargo público entre 2005 e 2008, como secretário de Administração e Recursos Humanos na gestão de Iris Rezende. Foi eleito vereador de Goiânia em 2008 pelo MDB e, em 2012, eleito vice-prefeito de Goiânia, cargo que ocupou de 2013 a 2016, em chapa encabeçada por Paulo Garcia (PT). Na atual gestão de Iris Rezende, esteve à frente da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

Filiado ao MDB desde a década de 90, Andrey Azeredo tem longa experiência na administração da Capital, ocupando diversos cargos, entre ele auditor-geral do Município, secretário Municipal de Compras e Licitações, chefe da Casa Civil e secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade. Elegeu-se vereador em 2016 e foi presidente da Câmara Municipal para o Biênio 2017/2018. Não foi candidato nas eleições deste ano.

Euler Morais também tem longa experiência e história no MDB, sendo eleito deputado federal em 1998 (mandato de 1999 a 2003). Foi coordenador de várias campanhas à prefeitura de Goiânia e ao governo do estado de Goiás. É ligado ao prefeito eleito Maguito Vilela, tendo ocupado cargos políticos durante os dois mandatos de Maguito na prefeitura de Aparecida de Goiânia.

José Alves Firmino é advogado ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, com vinculações ao vice-prefeito Rogério Cruz e também ao deputado estadual Jeferson Rodrigues, ambos lideranças políticas da igreja.

plugins premium WordPress