sexta-feira - 11 - julho - 2025

Fake News Coronavírus: Não procede a informação de que falta oxigênio e outros insumos para combater a Covid-19 em Goiás

Notícias dessa natureza só servem para aumentar o pânico na população

A situação da Covid-19 em Goiás é realmente preocupante sob vários aspectos. O Estado de Goiás luta com todas as forças para conter o avanço da doença ao mesmo tempo que busca a vacinação do maior número de pessoas possível dentro do Plano Nacional de Vacinação.

A Secretaria Estadual de Saúde mostra através de seu mapa da Covid-19 no estado, que é sim, necessário tomar todas as medidas sanitárias, algumas delas bem radicais, para combater a proliferação do vírus e o avanço da doença. Apesar de tudo isso, não procede a informação de que em Goiás estaria faltando no mercado insumos para tratamento da Covid-19.

Publicidade

continuação da matéria…

Notícias dando conta de que hospitais particulares do estado não estariam encontrando oxigênio, adrenalina, relaxante muscular, entre outros itens básicos para o atendimento à saúde, não é verdadeira.

O presidente da Associação de Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou chegou a conceder entrevistas dizendo que alguns destes insumos estariam em falta no mercado. Todavia, a Secretaria Estadual de Saúde Goiás informa que “não há registros de falta de medicamentos para intubação e insumos nos hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde sob gestão estadual”.

Publicidade

continuação da matéria…

Em contato com quatro donos de hospitais particulares em Goiás, que realizam um trabalho importante de combate à Covid-19, o Portal Brazil Urgente obteve a confirmação de que não há falta de insumos para tratar a Covid em Goiás. Um deles chegou a dizer que o que pode estar havendo em alguns casos isolados, é a falta de um planejamento mais adequado ao momento complicado que vivemos.

Um diretor de Hospital particular de Goiânia nos disse que esse tipo de informação só gera o pânico na população, que já está por demais desgastada com tantas notícias tristes, e prejudica sistematicamente aqueles que adquirem a doença, bem como seus familiares, porque já imaginam logo que não terão como se tratar.

“Propagar uma informação dessas, ainda mais não sendo verdadeira, chega a ser desumano. Não ajuda em nada. Temos é que arregaçar as mangas, todos nós da saúde de uma forma geral, e assim derrotarmos o grande inimigo que é apenas um: o Coronavírus, destacou.

Confira o mapa da covid-19 em Goiás do dia 09 de Março de 2021.

Da Redação

O site do jornal Espaço repudia esse tipo de atitude. “É repugnante esse tipo de atitude, quando certas pessoas agem sem nenhum escrúpulo diante de uma situação caótica como a que o mundo está vivendo hoje. Já é grande a tristeza de vermos tantas pessoas morrendo com o coronavírus. O momento é de unirmos em orações e através da mídia para levarmos a verdadeira notícia para aqueles que precisam de uma orientação ou de alento nesses dias de escuridão em que vive a Terra. Nós jornalistas buscando levar em tempo ilimitado a notícia; ficamos a merce dessas pessoas de baixo caráter, pois temos de levar a notícia que corre contra o tempo, e sendo assim,  divulgamos sem investigar a veracidade do fato, causando muitas das vezes um desconforto na população que já está apavorada com essa praga. Pedimos desculpas a todos quando a notícia for vazada de forma errônea, pois não somos nós que a criamos a Fake News, e sim pessoas que não tem o que fazer e ficam brincando com os sentimentos dos outros (o mentiroso). Porque quando um profissional da imprensa pública algo, muita das vezes site ou jornalista; um já repassa para o outro e automaticamente, se tornando assim uma linha de comunicação interminável nos 4 pontos cardeais do Planeta Terra. Então se uma Fake News, entra nessa linha, não é por culpa os produtores de informações, ou seja, nós jornalistas, mais sim porque ela (a notícia) vem de fontes mentirosas que no momento do repasse devido o tempo ser limitado para nós jornalistas ficamos a merce dessas mentiras. Muitas pessoas já me disseram: “A mas tem de investigar” Como investigar algo que chega através de canais confiáveis, se estamos correndo cotra o tempo? Se for assim teremos que perder 5 horas de serviços só com investigação. Quando um site publica uma matéria, a maioria; um pega do outro e vão repassando. É assim que funciona no Planeta Terra a informação através de Sites. O jornalista não é culpado da Fake News, o culpado da Fake News é quem a produz. Vamos continuar investigando? Vamos sim. Mas a população mundial precisa dar um tempo para nós; porque trabalhar abastecendo um Site com notícias 24 horas; entendam, não é fácil; se fosse todos teriam um Site de Notícias.”
plugins premium WordPress