Apesar da descoberta, cientistas reforçam que a eficácia do imunizante em recém-nascidos e o momento ideal de vacinação em grávidas permanecem desconhecidos
Um bebê nasceu nos Estados Unidos com anticorpos contra Covid-19 após a mãe ser vacinada quando estava grávida. Até então, o caso é inédito no mundo e foi constatado por pesquisadores da Flórida. O estudo com a descoberta está publicado na plataforma medRvix, mas precisa ser revisado por outros cientistas – procedimento padrão em qualquer descoberta científica.
Publicidade
continuação da matéria…
O estudo aponta que a mulher é profissional de saúde e recebeu doses da vacina Moderna, que utiliza tecnologia mRNA, três semanas antes do parto normal. Apesar da evidência, os pesquisadores ainda não sabem a eficácia protetora da vacina em recém-nascidos e nem qual o momento ideal de vacinação em grávidas.
“Demonstramos que os anticorpos IgG contra SARS-CoV-2 são detectáveis em uma amostra de sangue do cordão umbilical de um recém-nascido após uma única dose da vacina Moderna. Assim, há potencial para proteção e redução do risco de infecção de SARS-CoV-2 com a vacinação materna”, escreveram os pesquisadores.
Publicidade
continuação da matéria…
Com a descoberta, novos estudos devem ser realizados para desvendar o poder de imunização transferido da mãe para o bebê e o tempo de proteção dos anticorpos. “Pedimos para outros investigadores que criem registros de gravidez e amamentação, assim como conduzam estudos de eficácia e segurança das vacinas de Covid-19 em mulheres grávidas, lactantes e seus filhos”, clamaram.