sábado - 23 - novembro - 2024

Estados / Tocantins: Requerimento de autoria da deputada estadual tocantinense Luana Ribeiro solicita a inclusão dos jornalistas no grupo prioritário de vacinação

Luana Ribeiro tem atuado para garantir a prioridade na vacinação – Foto: Divulgação

Luana Ribeiro tem atuado para garantir a prioridade na vacinação – Foto: Divulgação

Pensando em garantir a proteção dos profissionais que atuam na área da comunicação no Tocantins e em atendimento a uma demanda do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor), foi apresentado nesta terça-feira, 06, requerimento de autoria da deputada estadual Luana Ribeiro que solicita a inclusão de jornalistas e profissionais da comunicação no grupo prioritário de vacinação contra à covid-19.

Publicidade

continuação da matéria…

Para a parlamentar, a vacinação prioritária é necessária devido a relevância das atividades desenvolvidas pelo setor. “O jornalismo é essencial para o acesso à informação, os profissionais da comunicação têm atuado na linha de frente e estão diariamente expostos, desempenhando um papel fundamental na apuração das informações relacionadas à covid-19. Precisamos garantir que esses profissionais atuem com segurança”, argumentou.

Apresentado na véspera do Dia do Jornalista, comemorado anualmente no dia 7 de abril, o requerimento também é uma forma de homenagear os profissionais que atuam levando informações de interesse da população.

Publicidade

continuação da matéria…

A categoria exerce atividades essenciais, conforme o Decreto Federal 10.288, de 22 de março de 2020, que define como essencial no contexto da pandemia as atividades desenvolvidas pela imprensa.

Grupos prioritários na vacinação

Entre os requerimentos apresentados pela deputada estadual também estão os que solicitam a inclusão dos profissionais da educação e de estudantes da área da saúde no grupo prioritário de vacinação.

Da redação

Nos da imprensa regional, estadual, nacional e internacional estamos sempre à frente das notícias e estamos diuturnamente em pleno perigo de contaminação com a Sars-CoV-2; deveríamos ser observados como grupo de risco desde o início da pandemia. Esse exemplo da deputada estadual do Estado do Tocantins deve ser seguido por todas as autoridades dos estados brasileiros, e não apenas em alguns estados isolados; e cabe as autoridades competentes entrar com ações para que a lei seja exercida, na imprensa, nesse quesito como categoria que exerce atividade essencial.

plugins premium WordPress