Balanço do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás aponta crescimento do percentual de eleitores jovens no estado, em relação à última eleição // Foto: internet
Por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço
Com o término do prazo para o cadastro eleitoral para quem vai votar nas eleições de outubro, ocorrido na quarta-feira (4/5), o número de eleitores inscritos no estado de Goiás subiu para 4.801.875. A quantidade representa um acréscimo de 4,25% em relação às eleições 2020, quando o número de eleitores era de 4.606.112.
Os eleitores goianos menores de 18 anos somam 60.808, o que equivale a 1,266% do eleitorado total. Houve acréscimo de 85% nesta faixa etária em relação às eleições 2020, quando em Goiás 32.841 eleitores entre 16 e 17 anos estavam aptos a votar.
Continuação da Matéria
Os números do eleitorado ainda devem mudar um pouco, para mais ou para menos, considerando que ainda há, só em Goiás, 42.439 requerimentos presenciais em processamento e 103.804 pelo Título Net aguardando análise das zonas eleitorais.
Os números finais do eleitorado para as Eleições 2022 também dependem dos pedidos que foram formulados em outras unidades da federação, especialmente em relação às transferências. O prazo final para conclusão é 05 de junho.
O balanço sobre inscrições de novos eleitores foi divulgado na tarde de quinta-feira (5/5) na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, pelo presidente Itaney Francisco Campos. Ele destacou o expressivo acréscimo nos números do eleitorado jovem, atribuindo isso ao excelente resultado das “campanhas que a Justiça Eleitoral promoveu para o eleitor jovem, com apoio decisivo por parte da mídia, de todo o sistema de comunicação e até de artistas, convidando a juventude a manifestar sua vontade e sua participação política”.
“O balanço é de que tivemos um excelente resultado em termos de acréscimo e regularização de inscrições eleitorais. Os trabalhos ocorreram de forma tranquila, apesar da grande procura, especialmente os serviços de autoatendimento pela internet”, disse o desembargador-presidente.
Publicidade
Continuação da Matéria
De acordo com o TRE-GO, a média mensal de atendimentos entre janeiro e abril deste ano foi de 3.100 por dia. Esse número saltou para 31.838 nos quatro dias do mês de maio.
Ainda nos quatro primeiros meses do ano, é possível notar que o eleitor preferiu o atendimento presencial. Já no mês de maio, a escolha se inverteu, com o eleitor preferindo a comodidade da internet.
As Eleições 2022 – em que o eleitor vota para presidente, governador, senador e deputados estadual e federal – estão marcadas para 2 de outubro. Eventual segundo turno para os cargos de presidente e governador que ocorre em 30 de outubro.
A reabertura do cadastro eleitoral acontece dia 8 de novembro, conforme o Calendário Eleitoral 2022.