Estimativa é que corredor de umidade continuará até quarta-feira

As precipitações poderão chegar aos 20 mm de água em Goiânia e em Anápolis. Foto: Nathalia Oliveira
O novo boletim emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) neste domingo, 09/01, consta a previsão do tempo para a semana que se inicia.
As chuvas com maior volume e concentradas deverão continuar até quarta-feira, 12/01, principalmente nas regiões Norte, Nordeste, Central, Oeste e das cidades próximas a região do Vale Araguaia, em Goiás.
A partir deste dia o calor deverá aparecer e, com isso, diminuir o efeito do corredor, diminuindo a intensidade das chuvas.
Publicidade
Continuação da Matéria
Para terça-feira, 11/01, a previsão é de chuvas acompanhadas de rajadas de ventos, raios e que podem resultar em grandes estragos.
No mínimo 15 municípios goianos registram algum tipo de alagamento. Neste final de semana, por exemplo, o nível do Rio Vermelho aumentou.
Outro local que teve interferências das chuvas foi o Córrego Cerrado que abastece a cidade de Sancrerlândia. Em vídeos que circulam pela internet, é possível ver a água passando na altura da quarta corda do arame de uma cerca.
Nos últimos dias, chuvas fortes atingiram o estado. O temporal foi provocado devido a atuação de uma zona de convergência no Oceano Atlântico Sul, conhecido popularmente como um “corredor de umidade”, que vem atuando na região.
O fenômeno ainda tem influência sobre o território goiano, o que deve resultar na formação de novas áreas de instabilidade, principalmente nos primeiros dias da semana.
Além disso, pancadas de chuvas volumosas são esperadas, de até 45 mm de água, acompanhadas de ventos e raios em todas as regiões de Goiás.
Continuação da Matéria
Segundo a previsão, tanto em Goiânia, quanto em Anápolis as precipitações poderão chegar aos 20 mm de água. Isso porque as duas cidades foram alguns dos municípios que receberam previsões personalizadas do centro.
Dessa forma, o clima ficará mais ameno durante todo o período, com máximas abaixo dos 29ºC e mínimas de até 19ºC.
As condições de alerta ficam por conta dos municípios de Goianésia e Cidade de Goiás, que devem enfrentar chuvas mais intensas.
Na sexta-feira, 15/01, um prognóstico preliminar mostra a possível formação de um bloqueio atmosférico que deverá impedir a formação de novas nuvens de chuvas, contribuindo com um período de estiagem.
Fonte: Portal Notícias Goiás