Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

O calor em Goiás seguirá intenso e com tendência de tempo estável pelo menos até o meio da semana. Esta condição é informada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cemehgo). Até quarta-feira, haverá o predomínio de calor em todo o Estado, com a umidade relativa do ar ficando menor do que 15%, o que indica riscos à saúde.
A situação só deve mudar entre quarta e quinta-feira, quando o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil favorecerá o aumento da nebulosidade no Estado. Com isso, está previsto o retorno das pancadas de chuva ao sudoeste e sul goiano. O avanço dessa frente fria pode favorecer pancadas de chuva em Goiás a partir de quinta-feira.
De acordo com o Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas (Cimehgo), haverá a possibilidade de rajadas de vento e até granizo, devido às altas temperaturas que atingem o território goiano.
“Devido às altas temperaturas registradas, o choque com a massa de ar mais fria poderá resultar em chuvas intensas, rajadas de vento, queda de granizo e tempestades.”
Dessa forma, é fundamental que a população fique atenta a esses alertas. Na sexta-feira e sábado, áreas de instabilidade vão atingir a região centro-sul de Goiás com maior intensidade, enquanto no centro-norte as chuvas ainda serão irregulares e mal distribuídas.

A população deve redobrar a atenção, pois a baixa umidade do ar prevista para esta segunda-feira pode ser especialmente prejudicial para pessoas com complicações respiratórias. O estado terá um dia de sol e calor intenso, principalmente nas regiões norte e oeste, com tempo estável e pouquíssima chance de chuva.
Na capital, Goiânia, os termômetros podem alcançar os 37º C. Os índices de umidade relativa do ar devem variar, podendo cair para menos de 14% durante a tarde, um nível considerado de alerta. Essa condição climática também eleva significativamente o risco de ocorrência de queimadas.
Para terça-feira, a previsão indica a continuação do tempo estável e quente. A única mudança significativa será uma leve melhora nos índices de umidade, que devem ficar entre 15% e 55%.
Dicas para enfrentar o calor em Goiás
- Evite exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10 e 16 horas;
- Hidrate-se com frequência, priorizando água, sucos naturais e água de coco;
- Use roupas leves, chapéus e protetor solar;
- Mantenha ambientes internos arejados e, sempre que possível, utilize umidificador com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água;
- Evite atividades físicas intensas nos horários mais quentes;
- Cuidados com crianças, idosos e trabalhadores expostos ao sol devem ser redobrados.
Sugestões de pautas ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço