Ação contará com mais de 700 postos fixos de imunização, com foco principalmente no público infantil

População acima de 5 anos pode se vacinar contra Covid-19 | Foto: Divulgação
Para tentar aumentar a cobertura vacinal contra covid-19 no território goiano, o governo de Goiás faz neste sábado (19/2) uma grande mobilização em todos os municípios de Goiás. Denominada de Dia V de vacinação contra a covid-19, a ação acontecerá das 8h às 17h, em 750 postos espalhados em todo o Estado. Cerca de 1.250 profissionais de saúde estarão atuando na campanha ao longo do dia, com foco principalmente no público infantil.
Continuação da Matéria
“Vamos vacinar. Pais, levem suas crianças de 5 a 11 anos para que possam ter a imunização. Faremos esse grande mutirão, o dia “V”, dia da vacina, dia da vida. Espero vocês lá para fazer o maior número de vacinações e salvar nossas crianças”, convoca o governador Ronaldo Caiado.
De acordo com o Painel da Covid-19, a maioria das internações são de pessoas que não tomaram a vacina ou estão com esquema vacinal incompleto.
Dados da SES apontam que um milhão de goianos e goianas não receberam nenhuma dose de proteção contra a Covid-19 e 819.823 ainda não voltaram para tomar a segunda aplicação. Estão para receber o reforço 1.957.061 pessoas. Por causa do impacto comprovado da cobertura vacinal completa, o atraso no reforço e a baixa vacinação das crianças são motivos de alerta, segundo a SES.
Segundo o Governo de Goiás, todos os municípios goianos foram abastecidos com vacinas suficientes para promoção do Dia “V”.
Publicidade
Continuação da Matéria
Poderão se vacinar a população com idade acima de 5 anos.
Ao todo, foram disponibilizadas doses para imunizar 58% das crianças de 5 a 11 anos. Do público infantil apto a ser vacinado com a primeira aplicação, que soma 726.580 crianças e adolescentes, 157.501 já procuraram a dose a que tem direito, valor que representa 21,67% de cobertura da faixa etária.
“A estratégia do dia “V” é facilitar o acesso dos pais que não podem levar os filhos aos postos durante a semana. Entretanto, a população geral, incluindo adolescentes e adultos, pode procurar as salas para iniciar o esquema com a primeira dose ou ainda atualizar com a segunda ou o reforço. Com mais pessoas imunizadas, a SES espera reduzir casos graves, internações e mortes, diminuindo também eventuais sobrecargas nos sistemas de saúde”, informa a SES.