Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Foto: Marco Monteiro
Obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás, em Goiânia, devem ter primeira etapa concluída no final de 2024
Governo de Goiás deve concluir neste ano primeira fase do Complexo Oncológico (Cora) e já obteve reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho do Centro de Oncologia do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano
O Governo de Goiás tem conquistado avanços significativos para tornar estado referência no tratamento contra o câncer. Além da construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, foi credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) recentemente como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
O objetivo é ampliar o melhor atendimento à população goiana, servida há anos apenas pelo Hospital Araújo Jorge. Desde 2019 essa unidade conta com apoio financeiro do Estado, por meio do Plano de Fortalecimento. Este ano o acordo foi renovado com a previsão de repasses de R$ 21,6 milhões ao hospital. “Goiás faltava muito com sua população (que precisa de tratamento de câncer). Ficou muito nos ombros do Araújo Jorge. Estamos, aos poucos, mudando essa realidade”, garantiu o governador Ronaldo Caiado.
Uma das principais obras do Governo de Goiás, com 50% já concluídos, é o Cora, próximo ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva. Quando entrar em funcionamento, a unidade vai realizar procedimentos de alta complexidade, como transplante de medula óssea. Também terá ampla estrutura, com leitos para internação, ala de prevenção, espaço de lazer e acomodações para as famílias, com ambiência humanizada e lúdica.
A primeira fase da obra, para crianças e adolescentes, será concluída no final de 2024. As duas etapas finais serão construídas com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na ordem de R$ 336 milhões.
Comitiva da Secretaria de Estado da Saúde durante visita às instalações do Hospital do Amor, em Barretos (SP): inspiração para o Cora, em Goiânia
Para garantir também excelência no atendimento, processos, fluxos e formação dos profissionais que atuarão no Cora, uma comitiva da SES-GO visitou nesta semana o Hospital de Amor (HA), em Barretos (SP). Administrada pela Fundação Pio 12, que também vai gerir o Cora, o HA tem reconhecimento internacional pelo alto grau de tecnologia, assistência humanizada e priorização do ensino e da pesquisa. “Com essa visita, tivemos a real noção do sonho do nosso governador, porque é um hospital fantástico, que vai mudar muito o patamar do cuidado das crianças e dos adolescentes com câncer do nosso estado”, destacou o secretário estadual da Saúde, Rasível dos Reis.
Reconhecimento
Primeira unidade da rede estadual credenciada como Unacon pelo Ministério da Saúde, o HCN comprovou capacidade para oferecer assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, do diagnóstico ao tratamento. “É um marco importante sermos reconhecidos como referência no tratamento contra o câncer. Esse é o fruto do trabalho árduo de inúmeros profissionais que incansavelmente se dedicam a transformar o cenário da saúde não só da região, mas de todo Estado”, pontuou o diretor da unidade, João Batista da Cunha.
O Centro de Oncologia do HCN completará 2 anos em julho de 2024 e foi criado para proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado para toda a população goiana. Apenas nos três primeiros meses de 2024, realizou 3.820 consultas, mais de mil sessões de quimioterapia, 494 altas de pacientes e 230 cirurgias oncológicas, com o que há de melhor contra o câncer para toda população em estrutura, tecnologia ou humanização.
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço