quinta-feira - 09 - maio - 2024

Estados / Goiás-Rio Grande do Sul / Assembleia Legislativa do Estado de Goiás / Entrega de Título: Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite recebe título de Cidadão Goiano e encontra-se com governodor de Goiás Ronaldo Caiado

Governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante concorrida sessão solene em que recebeu o Título de Cidadania Goiana: “Vou dar o máximo que puder para estar à altura e corresponder à confiança do povo de Goiás”  // Fotos: Alego/Secom

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço

 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi homenageado na manhã desta quinta-feira (26/01) com o Título de Cidadania Goiana, concedido pela Assembleia Legislativa. A cerimônia de entrega da honraria, proposta pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB) e aprovada por unanimidade, teve participação do ex-governador Marconi Perillo, presidente estadual do PSDB; além de outros tucanos como os deputados Helio de Sousa e Lêda Borges; o presidente nacional do PSDB, Bruno de Araújo; e a presidente do PSDB de Goiânia, vereadora Aava Santiago.

A sessão solene extraordinária contou, ainda, com a participação dos deputados Bruno Peixoto (UB), Francisco Oliveira (MDB) e Fernando Curado (PRTB), além de ex-deputados e lideranças políticas, como os ex-deputados federais Giuseppe Vecci e Jalles Fontoura; os ex-deputados estaduais Afrêni Gonçalves, Walter Rodrigues e Eliane Pinheiro; o deputado estadual pelo PSDB gaúcho, Catarina Paladini; o ex-presidente do PSDB, Paulo Rezende; o ex-prefeito de Hidrolândia e ex-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulinho Rezende. O presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, Marcelo Baiocchi, também esteve presente.

Em seu pronunciamento, Gustavo Sebba ressaltou características positivas do trabalho de Eduardo Leite, como responsabilidade fiscal e busca pela modernização da administração pública. E destacou pontos da biografia do homenageado, como ter sido o governador mais jovem do Brasil, aos 33 anos, e o único governador a ser reeleito no Rio Grande do Sul.

Sebba disse que Eduardo Leite fará um excelente trabalho à frente da presidência nacional do partido, cargo que assume nos próximos dias. Segundo Sebba, o homenageado “é uma alternativa consistente para o Brasil que busca o progresso”.

A deputada estadual em exercício e deputada federal eleita, Lêda Borges, disse ter certeza de que Eduardo Leite será um grande presidente nacional do partido, visto que é ponderado e voltado ao diálogo. Segundo a parlamentar, o governador Leite é jovem e experiente ao mesmo tempo e deve receber de todos os goianos uma boa acolhida.

O líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto, deu boas-vindas ao homenageado.

“Conte com o Estado de Goiás para o que precisar, seja bem-vindo ao Estado”, afirmou o deputado.

Em pronunciamento, o ex-governador Marconi Perillo considerou o governador gaúcho como um dos líderes mais importantes do partido e relembrou a relevância da sigla tucana na Constituinte, na criação e valorização do Real e na responsabilidade fiscal.

“O PSDB deixou legados em várias áreas e Eduardo Leite representa esse equilíbrio, moderação, coragem e governança moderna, respeitosa com o cidadão que paga impostos”, afirmou Marconi.

‘Deixo aqui minha gratidão em nome do povo gaúcho’

O homenageado saudou a todos os oradores que o antecederam e se declarou profundamente tocado pelas palavras carinhosas e elogios.

“Podem ter certeza de que vou dar o máximo que puder para estar à altura e corresponder às expectativas e à confiança com que o povo de Goiás, através de seus representantes, me outorgam o Título de Cidadania goiana”, iniciou.

O governador destacou a profunda ligação entre Goiás e seu estado. Citou, como exemplos, a grande quantidade de gaúchos em solo goiano e a participação da ex-secretária de Educação do Governo de Marconi Perillo, Raquel Teixeira (PSDB), em seu governo, onde exerce o mesmo cargo.

“Deixo aqui minha gratidão em nome do povo gaúcho. Fico feliz de ver que, de alguma forma, tenhamos contribuído com os goianos. A partir de agora, com esse título, estarei aqui, não mais como visitante, mas como um cidadão goiano”, afirmou o governador.

Aos 37 anos, Leite ressaltou que se considera jovem, mas conta com muita experiência para governar seu estado mais uma vez, pois se iniciou na vida pública aos 19 anos, como vereador em sua cidade natal, Pelotas (RS). Depois elegeu-se prefeito e governador.

Caiado discute com Leite perda de arrecadação no ICMS

Ainda em Goiânia, o governador do Rio Grande Sul encontrou-se com o governador Ronaldo Caiado no Palácio das Esmeraldas nesta quinta-feira (26/1). Os dois discutiram a perda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sofrida pelos estados desde medos do ano passado, por ação do Governo do então presidente Jair Bolsonaro. O tema deve nortear o primeiro encontro entre governadores e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcado para esta sexta-feira (27).

“A pauta não é regional, ela é nacional, já que todos perderam uma fatia muito grande na sua capacidade de arrecadação”, declarou Caiado.

“Para se ter uma ideia, só Goiás perde 39% da sua capacidade de arrecadação. Um buraco de R$ 5,5 bilhões/ano que é retirado dos cofres do Estado”, afirmou.

Caiado disse que a expectativa é discutir uma “política compensatória” por parte do governo federal. Isso porque, mesmo diante das perdas na arrecadação, os Estados continuam investindo em áreas essenciais como educação, saúde, segurança e programas sociais.

“Esse é o tema principal do debate”, concluiu.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress