
Deputado Amauri Ribeiro foi até o local onde, segundo ele afirma, a multinacional despeja os dejetos no Córrego Capivara: “Queremos providências imediatas” // Foto: Divulgação
Amauri Ribeiro esteve no local e aponta que a empresa produtora de ketchup e outros condimentos está depositando jogando resíduos de esgoto no Córrego Capivara
O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) usou a tribuna da sessão híbrida desta terça-feira (14/9) da Assembleia Legislativa para exibir um vídeo de denúncia de poluição no Córrego Capivara, no município de Nerópolis.
De acordo com o parlamentar, a empresa Kraft Heinz, multinacional produtora de ketchup e outros condimentos, está depositando no local resíduos de esgoto referente a uma profundidade de 10 metros. Para ele, trata-se de um crime ambiental recorrente, que causa mortalidade de peixes.
Publicidade
Continuação da Matéria
“Me disseram que isso acontece há mais de uma década. Esse córrego deságua no Rio Meia Ponte, então nós bebemos essa água”, alegou o parlamentar, que esteve, no último dia 10, no ponto do córrego onde uma tubulação despeja dejetos diretamente no manancial, deixando a água com uma camada branca densa.
“Se está lá há mais de uma década e nem a Secretaria do Meio Ambiente do município não fez nada, nem a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), nem a Secretaria do Meio Ambiente (Semad)”, ressaltou.
Amauri Ribeiro salientou ter entrado em contato com o delegado da Dema, Luziano de Carvalho, que afirmou que foi instaurado o inquérito, além da solicitação de relatório junto à Semad. O parlamentar ressaltou que o delegado alegou ter sido realizada perícia e o processo aguarda laudo para, então, remeter o caso ao Poder Judiciário.
Entretanto, o parlamentar, que é integrante da Comissão de Meio Ambiente no Legislativo, cobra para que providências sejam tomadas.
Continuação da Matéria
“Já foram indiciados no passado e providência nenhuma foi tomada”, disse. “Essa empresa deveria estar respondendo, pagando multa por isso”, destacou.
Reunião – Segundo Amauri Ribeiro, a empresa multinacional tem a obrigação de produzir sem destruir o meio ambiente, buscando a sustentabilidade. “A empresa Kraft Heinz já entrou em contato comigo buscando uma reunião e eu estarei nessa reunião e quero levar a Secretaria e a Delegacia de Meio Ambiente e quero que a Comissão de Meio Ambiente dessa Casa também participe dessa reunião. Queremos providências imediatas”, salientou.
O portal NOTÍCIAS GOIÁS não conseguiu um posicionamento da empresa Kraft Heinz, mas deixa aberto o espaço para esclarecimento sobre a denúncia de poluição ambiental.