quarta-feira - 04 - dezembro - 2024

Estados / Goiás / Luto: Morre Ary Valadão, último governador nomeado pelos militares em Goiás

Natural de Anicuns, Ary Ribeiro Valadão governou Goiás de 1979 a 1982 // Foto: Arquivo

Ex-governador construiu longa carreira na antiga UDN, sucedida pela Arena, o braço político que sustentou o regime militar de 1964 a 1985

Morreu na manhã desta segunda-feira (9/8) em Goiânia o ex-governador Ary Ribeiro Valadão, de pneumonia, em casa. Ele fora hospitalizado há poucas semanas após sofrer uma queda, também em casa, mas exames mostraram que ele não teve fraturas. Logo após a internação, veio a pneumonia. Ele nasceu em 14 de novembro de 1921, tendo, portanto, 99 anos de idade; mas há uma controvérsia sobre sua a idade, já que familiares falam que a data correta de nascimento seria 14 de novembro de 1918.

Publicidade

Continuação da Matéria

Partidário da antiga Aliança Renovadora Nacional (Arena), que sustentou o regime militar ditatorial de 1964 a 1985, ele foi o último governador nomeado por militares que governavam o país, para o período de 1979 a 1982, quando Iris Rezende foi eleito pelo voto e o sucedeu.

Ary Ribeiro Valadão era natural de Anicuns, onde nasceu no dia 14 de novembro de 1921. Foi casado com dona Maria Peixoto Valadão, com quem teve três filhos.

Ele começou a carreira ainda na década de 1940, quando se elegeu prefeito de Anicuns. Posteriormente, já na década de 1960, elegeu-se deputado estadual. Sempre vinculado à antiga UDN (União Democrática Nacional), de direita, mudou-se para a Arena após o golpe militar de 1964, sendo eleito deputado federal em 1966, 1970 e 1974.

O ex-governador de Goiás Ary Ribeiro Valadão morreu de pneumonia aos 102 anos, em casa, nesta segunda-feira (9/8), segundo a filha dele Lúcia Valadão. Após o diagnóstico, a médica receitou antibióticos e o orientou a ficar em casa, mas ele não resistiu.

Em suas redes sociais, o vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, externou suas condolências aos familiares do ex-governador.

“Meus sentimentos aos familiares do ex-governador Ary Valadão, que faleceu hoje. Que Deus possa confortar o coração de todos amenizar a saudade. Ary foi um grande estadista e deixa um legado que deve ser lembrado com muito orgulho pelos goianos e por seus entes queridos”, escreveu.

Publicidade

Continuação da Matéria

Governador decreta luto oficial por três dias

O governador Ronaldo Caiado divulgou nota de pesar e decretou luto oficial por três dias, em homenagem ao ex-governador. Veja a íntegra da nota:

“É com grande consternação e imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia, na manhã desta segunda-feira (09/08), do falecimento do ex-governador de Goiás e amigo de minha família, Ary Ribeiro Valadão.

Goiás perde um dos seus históricos líderes, aos 102 anos, vítima de pneumonia.

Nascido em Anicuns, Ary Valadão era bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Advogado, agricultor e industrial, foi prefeito de sua cidade natal, líder da União Democrática Nacional (UDN), deputado estadual e federal, secretário do Interior e Justiça e governador de Goiás de 1979 a 1983.

Como governador do Estado, foi reconhecido por incentivar fortemente a agropecuária, o que projetou Goiás para o futuro.

Ele implementou programas modernos e estratégicos, muito além do seu tempo, como o projeto de irrigação no Rio Formoso, com incentivo à fruticultura e ao desenvolvimento de municípios como São Miguel do Araguaia e Alto Paraíso.

Ary Valadão realizou ações em toda a extensão territorial de Goiás, que nesta época ainda incluía o hoje Estado do Tocantins.

Também foi reconhecido pela construção de escolas com qualidade, e abertura de rodovias nas diversas regiões do Estado.

Ao lado da ex-primeira-dama de Goiás, ex-deputada federal e ex-vice-prefeita de Goiânia, Maria Valadão, foi pioneiro na implantação de programas sociais de grande abrangência, que contribuíram de maneira decisiva para diminuir desigualdades e garantir qualidade de vida para as famílias mais vulneráveis.

Decreto luto oficial por três dias no Estado, ao mesmo tempo em que determino que sejam prestadas a Ary Valadão todas as homenagens, em reconhecimento à sua trajetória de lutas, abnegação, realizações e amor por Goiás.

À esposa Maria Valadão, aos filhos, netos, bisnetos, demais familiares, amigos e a todo povo goiano expressamos nossa solidariedade e sentimentos.

Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de todos neste momento de consternação e de tristeza.”

Ronaldo Caiado/ Governador de Goiás

plugins premium WordPress