
Governador Ronaldo Caiado, ao lado do novo desembargador do TJ/GO Eliseu José Taveira Vieira (ao centro) e do procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi: nomeação segue para publicação no Diário Oficial do Estado // Foto: Secom
Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço
O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta quinta-feira (19/1), o decreto que nomeia o procurador de Justiça Eliseu José Taveira Vieira como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ/GO). O nome de Taveira constava em primeiro lugar na lista tríplice para a vaga destinada ao Ministério Púbico de Goiás (MP/GO) por meio do quinto constitucional – dispositivo que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira.
Eliseu Taveira ingressou no Ministério Público de Goiás em 1985, tendo passado pelas comarcas de Araguacema, Turvânia, Colinas do Sul, Luziânia e Goiânia. Desde 1995, é titular da 20ª Procuradoria de Justiça.
O novo desembargador compôs a lista tríplice ao lado de Abraão Júnior Miranda Coelho e Alencar José Vital. As indicações foram definidas em novembro último, durante sessão extraordinária do Órgão Especial do TJ/GO.
A nomeação segue para publicação no Diário Oficial do Estado.
‘Ele conta com o respaldo da classe’, diz procurador geral
Ao longo da carreira no MP, Eliseu José Taveira Vieira ocupou diversas funções administrativas, como subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais (por duas vezes – na primeira, quando o cargo ainda era de procurador-geral de Justiça substituto). Também foi o primeiro coordenador de Centro de Apoio Operacional do MP, na área do Consumidor, no período de 1992 a 1994. Antes, foi promotor corregedor de 1991 a 1992.
Foi ainda diretor da Escola Superior do MPGO de 1995 a 1997, na época em que o órgão se chamava Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (Ceamp). Após ter sido promovido a procurador, integrou em mais uma ocasião o Conselho Superior do MPGO. Foi também integrante de diversas listas tríplices para escolha do procurador-geral de Justiça (1995, 1997, 2005 e 2008).
Pela atuação na área de defesa do consumidor, assumiu por um ano, no período de 1994 a 1995, o cargo de diretor e coordenador-geral técnico de Relações de Consumo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Exerceu ainda o magistério em instituições de ensino superior, como a antiga Universidade Católica de Goiás (hoje, PUC Goiás), Unip, UniEvangélica e Faculdades Objetivo.
“O TJGO agregará entre seus desembargadores um grande nome do Ministério Público, historicamente comprometido com as causas da instituição e da sociedade”, avalia o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi.
Ele destacou o fato de Eliseu Taveira ter ocupado várias posições de relevo no MPGO, como procurador-geral substituto, subprocurador-geral Institucional e coordenador de Centro de Apoio Operacional, além de já ter integrado o Conselho Superior do MP.
“Ele conta com o respaldo da classe”, reforçou Aylton Vechi. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MP/GO)
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Instagram: @Jornal Espaço