domingo - 06 - julho - 2025

Estados / Goiás / Judiciário: Caiado nomeia procurador Eliseu Taveira para desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás

Caiado nomeia procurador Eliseu Taveira para desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás

Governador Ronaldo Caiado, ao lado do novo desembargador do TJ/GO Eliseu José Taveira Vieira (ao centro) e do procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi: nomeação segue para publicação no Diário Oficial do Estado // Foto: Secom

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço

 

O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta quinta-feira (19/1), o decreto que nomeia o procurador de Justiça Eliseu José Taveira Vieira como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ/GO). O nome de Taveira constava em primeiro lugar na lista tríplice para a vaga destinada ao Ministério Púbico de Goiás (MP/GO) por meio do quinto constitucional – dispositivo que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira.

Eliseu Taveira ingressou no Ministério Público de Goiás em 1985, tendo passado pelas comarcas de Araguacema, Turvânia, Colinas do Sul, Luziânia e Goiânia. Desde 1995, é titular da 20ª Procuradoria de Justiça.

O novo desembargador compôs a lista tríplice ao lado de Abraão Júnior Miranda Coelho e Alencar José Vital. As indicações foram definidas em novembro último, durante sessão extraordinária do Órgão Especial do TJ/GO.

A nomeação segue para publicação no Diário Oficial do Estado.

‘Ele conta com o respaldo da classe’, diz procurador geral

Ao longo da carreira no MP, Eliseu José Taveira Vieira ocupou diversas funções administrativas, como subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais (por duas vezes – na primeira, quando o cargo ainda era de procurador-geral de Justiça substituto). Também foi o primeiro coordenador de Centro de Apoio Operacional do MP, na área do Consumidor, no período de 1992 a 1994. Antes, foi promotor corregedor de 1991 a 1992.

Foi ainda diretor da Escola Superior do MPGO de 1995 a 1997, na época em que o órgão se chamava Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (Ceamp). Após ter sido promovido a procurador, integrou em mais uma ocasião o Conselho Superior do MPGO. Foi também integrante de diversas listas tríplices para escolha do procurador-geral de Justiça (1995, 1997, 2005 e 2008).

Pela atuação na área de defesa do consumidor, assumiu por um ano, no período de 1994 a 1995, o cargo de diretor e coordenador-geral técnico de Relações de Consumo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Exerceu ainda o magistério em instituições de ensino superior, como a antiga Universidade Católica de Goiás (hoje, PUC Goiás), Unip, UniEvangélica e Faculdades Objetivo.

“O TJGO agregará entre seus desembargadores um grande nome do Ministério Público, historicamente comprometido com as causas da instituição e da sociedade”, avalia o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi.

Ele destacou o fato de Eliseu Taveira ter ocupado várias posições de relevo no MPGO, como procurador-geral substituto, subprocurador-geral Institucional e coordenador de Centro de Apoio Operacional, além de já ter integrado o Conselho Superior do MP.

“Ele conta com o respaldo da classe”, reforçou Aylton Vechi. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MP/GO)

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress