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Estados / Goiás / Enel Distribuição Goiás: ENEL LEVA CARAVANA DE SERVIÇOS E ENTREGA MODERNIZAÇÃO DA SUBESTAÇÃO BONFINÓPOLIS 

 

Por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço

 

 

·        Iniciativa oferece troca de lâmpadas e de geladeiras para clientes selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica. 

·        Distribuidora de energia está investindo R$ 1,8 milhões para modernizar a rede elétrica do município e beneficiar cerca de 4,5 mil clientes. 

 

Goiânia, 20 de abril de 2022 – A Enel Distribuição Goiás leva a Caravana #EnelporVocê para Bonfinópolis nesta quarta-feira (20), em parceria com a Prefeitura Municipal. Os clientes do município poderão trocar lâmpadas gratuitamente, contar com serviços oferecidos por uma Loja de Atendimento Móvel e se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Na oportunidade também serão trocadas 40 geladeiras de clientes pré-selecionados pela área social da Prefeitura. Adicionalmente, a companhia realizará um mutirão de manutenções na rede elétrica do município, com poda de árvores próximas à rede elétrica e correção de possíveis defeitos na rede elétrica. 

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A Caravana #EnelporVocê terá abertura oficinal às 9h, no Cras de Bonfinópolis. Até as 17h os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Moradores em situação de vulnerabilidade social pré-selecionados pela Prefeitura ainda terão suas geladeiras trocadas, serão 40 no total. 

Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel também ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos, ligações novas e troca de titularidade. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.  

O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, destaca que, além dos serviços e do atendimento à população, a companhia aproveita a oportunidade para realizar manutenções em formato de mutirão no município. “Os mutirões complementam nossa Caravana #EnelporVocê, pois aproveitamos a oportunidade para adiantar algumas ações previstas no nosso Plano de Manutenções visando a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, é uma ótima ocasião para nos reunirmos com as equipes em campo e reforçar a importância da realização do trabalho seguro e com qualidade”, completa. 

Às 11h será realizada a inauguração da modernização da Subestação Bonfinópolis, obra em que a empresa investiu R$ 1,8 milhão e que vai beneficiar cerca de 4,5 mil clientes. A unidade foi toda repaginada e teve substituído o antigo transformador de 2,5 MVA por outro de 6,25 MVA – mais que o dobro de potência. “Essa obra vai melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da cidade”, explica Salas.  

Investimentos 

Deste 2017, quando a Enel assumiu a distribuição de energia do Estado, a companhia já investiu em torno de R$ 2,3 milhões em obras de melhoria, conexões rurais e urbanas, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico de Bonfinópolis.  

Salas explica que esse investimento contínuo tem contribuído para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, refletindo em melhorias nos indicadores de qualidade medidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em 2017, quando a Enel assumiu a distribuidora, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia (FEC) de 26,15 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média (DEC) de 66,32 horas. Em janeiro de 2022, os indicadores de qualidade apontaram melhoras expressivas: o FEC caiu para 8,69 vezes ao ano (- 66,75%) e o DEC baixou para 23,83 horas (- 64%). 

O diretor de Infraestrutura e Redes ressalta que parte desse resultado foi obtido com a intensificação do número de manutenções preventivas e corretivas no município. De acordo com ele, somente no ano de 2021 a companhia realizou cerca de 500 podas de árvores que estavam em contato com a rede em Bonfinópolis, corrigiu 80 pontos de degradação, como cabos deteriorados, postes, cruzetas e isoladores danificados, e limpou 48 mil metros quadrados de faixa de faixa de servidão. Adicionalmente, foram inspecionados mais de 50 quilômetros da rede elétrica, a fim de encontrar possíveis anomalias e programar as manutenções necessárias. 

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na digitalização da rede elétrica de Bonfinópolos, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Esses equipamentos podem ser religadores automáticos ou chaves telecomandadas de redes trifásicas. Até o momento, sete telecontroles já estão em operação no município. 

Além dos equipamentos tecnológicos instalados nas redes trifásicas, a companhia tem investido em aparelhos automáticos para redes monofásicas rurais, os chamados TripSavers. “O TripSaver substitui as chaves fusíveis tradicionais, que são conhecidas pelos clientes como ‘bananas’ ou ‘canelas’. Quando ocorre um desarme na rede que possui uma chave fusível, causada por um efeito transitório, como o toque da vegetação ou de um animal, por exemplo, é preciso que uma equipe vá ao local para rearmá-la. Nos pontos onde existem os TripSavers, ocorre o rearme automático do circuito. O equipamento é programado e faz três tentativas, sendo uma a cada 12 segundos. Se depois dessas três manobras o circuito continua desarmando, o equipamento entende que não é somente uma falha transitória e desarma, sendo necessário o envio de uma equipe para percorrer a rede e entender qual é a causa daquela falha. Nos estudos que fizemos para trazer essa tecnologia para Goiás, identificamos que cerca de 70% das ocorrências rurais eram causadas por defeitos transitórios, daí a importância desse equipamento. Atualmente, Bonfinópolis conta com dois equipamentos como esse em operação e outros seis entrarão em operação ainda neste ano”, comenta.  

Para os próximos anos, Salas reafirma o compromisso da Enel em continuar investindo em melhorias para o sistema elétrico de Bonfinópolis, tanto em manutenções quanto na expansão da rede elétrica, atuando de forma preventiva e corretiva, com utilização de materiais de alta qualidade, tecnologia de ponta e mão de obra qualificada. “Até 2025, vamos investir R$ 2,3 milhões para melhorar os níveis de tensão ofertados na cidade e ampliar a infraestrutura disponível. Ainda este ano vamos aumentar a capacidade da Subestação Bonfinópolis, com a instalação de um segundo transformador e a construção de novos alimentadores para levar a energia da subestação para os clientes. As melhorias já são muito significativas, mas sabemos que esse ainda não é o ideal. Por isso, seguimos com um robusto plano de investimentos para entregar um fornecimento de energia com a qualidade que os clientes merecem”, finaliza o diretor. 

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Serviço 

Caravana #EnelPorVocê em Bonfinópolis 

Troca de lâmpadas e de geladeiras, atendimento móvel e Cadastro do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica  

Dia: quarta-feira (20). 

Horário: 9h às 17h. 

Local: Cras – Rua do Contorno, qd 02, lt 05, Jardim Ana Amélia. 

Inauguração da modernização da Subestação Bonfinópolis 

Dia: quarta-feira (20). 

Horário: 11h. 

Local: GO-010, Bairro Setor Juliana. 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

 

Com informações Comunicação Enel Distribuição Goiás

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