Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem indicação do pesquisador de qualquer nome, governador Ronaldo Caiado tem 13,1% das intenções, Gustavo Mendanha vem em segundo com 3,2% e Marconi Perillo chega em terceira com 2%
Primeira rodada da pesquisa Serpes/Acieg mostra que, quando não são apresentados nomes de candidatos, Ronaldo Caiado aparece em primeiro lugar, seguido de Gustavo Mendanha e Marconi Perillo
A primeira rodada da pesquisa Serpes/Acieg divulgada nesta quinta-feira (27/1), que aponta liderança do governador Ronaldo Caiado (DEM) com 37,1% das intenções de voto, seguido por Marconi Perillo (PSDB) e Gustavo Mendanha (sem partido), mostra que mais de dois terços do eleitorado goiano estão indecisos ou não sabem em quem votar para governador na eleição de outubro. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, 74,9% dos eleitores goianos entrevistados disseram-se indecisos sobre o voto.
Nesse tipo de situação, em que o pesquisador não apresenta nomes de candidatos, Ronaldo Caiado lidera com 13,1%. O segundo colocado, diferentemente da pesquisa estimulada, é Gustavo Mendanha, que aparece com 3,2%. O ex-governador Marconi Perillo vem em terceiro com 2%. Também aparecem na espontânea, Jânio Darrot (Patriota), Vitor Hugo (PSL) e Vanderlan Cardoso (PSD), todos com 0,2% de inteção de voto. E 6% disseram que vão anular o voto.
A pesquisa realizada pelo instituto Serpes foi contratada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Entre os dias 21 e 24 de janeiro, os pesquisadores aplicaram questionários presencialmente em 801 eleitores de diversos municípios goianos.
Para representar todo o eleitorado, o estado foi dividido em cinco regiões: Goiânia; Centro (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Inhumas, Itaberaí, Jaraguá, Senador Canedo, Trindade); Norte (Goianésia, Itapuranga, Porangatu, Uruaçu); Entorno de Brasília (Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, São João Da Aliança, Valparaíso de Goiás); Sul (Caldas Novas, Catalão, Goiatuba, Ipameri, Itumbiara); e Sudoeste (Jataí, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena).
Publicidade
Continuação da Matéria
A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-08447/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01840/2022 no dia 21 de janeiro de 2022.
Na estimulada, Marconi é o 2º colocado, em empate técnico com Gustavo
Na pesquisa estimulada, em que são apresentados nomes de candidatos ao entrevistado, o governador Ronaldo Caiado (DEM) lidera com 37,1% da preferência do eleitorado goiano para o cargo de governador. Em segundo lugar aparece Marconi Perillo, com 14,1%, seguido na terceira posição por Gustavo Mendanha, com 13%.
Como a margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, Marconi e Mendanha estão em empate técnico na pesquisa Serpes/Acieg, pois, dentro da margem de erro, Marconi aparece na faixa de 10,6% a 17,6% da intenção de votos enquanto Mendanha fica na faixa entre 9,5% e 16,5%.
Rejeição – Quando perguntados em qual dos candidatos o entrevistado não votaria de jeito algum para governador, o ex-governador Marconi Perillo aparece na liderança da rejeição, com 25,3%, seguido do atual governador Ronaldo Caiado, com 19,5% de rejeição.
Major Vitor Hugo aparece em terceiro com 6,9%, Jânio Darrot com 6% de rejeição. Gustavo Mendanha com 4,7% de rejeição e Wolmir Amado com 4,2% de rejeição. 49% dos entrevistados não rejeita ninguém.