domingo - 19 - maio - 2024

Estados / Goiás / Eleições 2022: Disputa interna no MDB expõe indecisão sobre o futuro do partido em Goiás

Disputa interna no MDB expõe indecisão sobre o futuro do partido em Goiás

Daniel Vilela e Paulo Cezar Martins: disputa pelo diretório mostra que o partido enfrenta dificuldade para manter a unidade

Enquanto para o atual presidente, Daniel Vilela, a disputa demonstra força do partido, a condução do processo sucessório é criticada pelo deputado estadual Paulo Cezar Martins, que defende candidatura própria ao Governo estadual

A eleição para o Diretório Estadual do MDB, que foi parar na justiça, expõe, mais uma vez, as divisões no partido. Enquanto para o atual presidente, Daniel Vilela, a disputa demonstra força do partido, o processo sucessório é criticado pelo deputado estadual Paulo Cezar Martins, que reclama de falta de “democracia interna”. Martins defende o lançamento de candidato próprio do MDB ao Governo estadual em 2022, enquanto o grupo majoritário de Daniel Vilela mantém conversações e não descarta possível aliança com o DEM do governador Ronaldo Caiado.

“Nosso objetivo é agregar as lideranças emedebistas em prol de um bem comum, que é o fortalecimento do nosso partido. Temos conversado com todos buscando isso”, afirma Paulo Cezar Martins.

“O MDB é um partido de diálogo, de construção de projetos, agindo sempre como protagonista nas eleições. Talvez por tudo isso e muito mais, as eleições internas, assim como outros processos decisórios, mobilizam tanto os emedebistas”, escreveu Daniel Vilela, em suas redes sociais.

Publicidade

Continuação da Matéria

Apesar de defender candidatura própria ao governo estadual, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha mantém-se leal a Daniel Vilela.

“É normal no partido ter essas discussões. Sempre existiram e tenho certeza que depois da eleição a gente vai continuar juntos tendo os mesmos objetivos”, disse, ao ser indagado pelo NOTÍCIAS GOIÁS sobre a briga interna na sigla.

Também o vereador Anselmo Pereira, de Goiânia, considera normal a disputa interna. Ao comentar a briga judicial, ele disse que até faz bem à sigla.

“Eu acho até bom, porque energiza o partido, faz com que a gente rediscuta a metodologia, o programa do MDB. Vamos escolher o diretório e começar a fazer política do bem, com propositura para nossa cidade e nosso estado”, afirma o parlamentar.

Executiva marca nova eleição para o Diretório estadual

Após reunião de sua Diretoria Executiva realizada no final da tarde desta segunda-feira (21/6), o MDB em Goiás decidiu que será feita nova eleição para o Diretório Estadual. Em comunicado, a direção do partido informou que o novo edital deve ser publicado nesta quarta-feira (23/6).

O dia para inscrição de chapas será na quinta-feira (24) e, na sexta-feira (25), a comissão responsável se reunirá para avaliar o registro das chapas inscritas. O novo pleito está previsto para acontecer no dia dois de julho, das 13h às 17 horas, também no sistema híbrido (presencial e online).

Publicidade

Continuação da Matéria

A convenção regional para eleição do novo diretório, realizada no sábado, foi suspensa por decisão do desembargador Itamar de Lima, do Tribunal de Justiça de Goiás, atendendo pedido do deputado estadual Paulo Cezar Martins, que buscava na Justiça o registro de sua chapa, que fora indeferida pela executiva regional. O registro da chapa de Paulo Cezar Martins foi negado porque não havia conseguido pelo menos 5% de assinaturas dos convencionais (146 com direito a voto, ao todo) em apoio formal ao grupo do deputado.

“A chapa de Daniel recorreu da decisão também na sexta. Ainda assim, o presidente do MDB em Goiás – que, vale ressaltar, tem mandato garantido até fevereiro de 2022 – colocou em votação na reunião da Executiva a possibilidade de revogar o edital e todos os atos referentes à eleição anterior; o que foi aprovado pela maioria – com voto contrário apenas do deputado estadual Paulo Cezar Martins”, informou a Executiva do MDB no comunicado.

plugins premium WordPress