domingo - 02 - novembro - 2025

Estados / Goiás / Detran-GO: Atenção, motorista! Você já checou suas palhetas?

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Tanto por desgaste natural quanto por terem sido expostas à muitas situações adversas, as borrachas das palhetas podem endurecer e perder a flexibilidade, perdendo a capacidade de limpar o para-brisa e, em muitas ocasiões, podendo causar manchas ou até danificar o para-brisa.
Por isso, é sempre bom se manter atento aos sinais: rachaduras, trincas, textura áspera e quebradiça além de ruídos durante o uso são sinais de que a borracha da palheta está ressecada e você precisa realizar a troca.
Algumas medidas preventivas podem evitar muita dor de cabeça no futuro como limpar as palhetas com um pano macio e um produto de limpeza adequado além de evitar estacionar o carro em locais expostos ao Sol por tempo prolongado. Também é recomendado trocar a borracha da palheta em intervalos 6 à 12 meses, já que os cuidados mencionados aumentam a vida útil da borracha mas não impede o ressecamento de acontecer.
Outra alternativa são as palhetas de silicone, que possuem maior duração e resistência que as palhetas de borracha, mas também não são imunes ao desgaste do tempo. E, atenção, hein? Em situações climáticas extremas – como o excesso de calor – o cuidado com a palheta deve ser redobrado.
Gostou das dicas? Fique ligado e siga as redes sociais do Detran-GO!

 

Sugestões de pautas ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Contatos de Reportagens e Marketing:

62 9 9989-0787 Vivo

62 9 8161-2938 Tim

62 9 9324-5038 Claro

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress