quinta-feira - 09 - maio - 2024

Estados / Amazonas / Acidente Aéreo: Avião cai no Amazonas e mata pelo menos 14 pessoas

Avião que caiu em Barcelos, no Amazonas

Avião que caiu em Barcelos, no Amazonas. Foto: Divulgação

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Aeronave levava turistas que praticariam pesca na região. Investigadores do Cenipa apuram causa do acidente

Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste sábado (16) em Barcelos, no interior do Amazonas. Segundo o governo estadual, pelo menos 14 pessoas morreram — os 12 passageiros e os 2 tripulantes. A aeronave tinha decolado em Manaus.

Entre os passageiros havia turistas que se deslocavam para Barcelos para praticar pesca esportiva no rio Amazonas — um atrativo na região nesta época do ano. Tradicionalmente, os pescadores vão ao local para ver quem pega os maiores peixes, e os animais são depois devolvidos à natureza.

De acordo com o governo do Amazonas, o piloto tensou pousar no aeroporto de Barcelos, mas acabou colidindo a aeronave.

Investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) em Manaus foram acionados para atender à ocorrência. A causa do acidente será apurada.

A região tem recebido fortes chuvas nos últimos dias, fator que pode ter influenciado na queda da aeronave. Dois aviões, antes do que caiu, já tinham voltado para Manaus por causa da tempestade.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião de matrícula PT-SOG, operado pela empresa Manaus Aerotáxi, estava em situação regular. Trata-se de um bimotor turboélice do modelo EMB-110 “Bandeirante”, da Embraer.

Quatro Goianos, três de Uruaçu e um de Niquelândia estão entre os mortos no acidente aéreo do Amazonas que matou 14 pessoas

Os corpos das vítimas foram levados para a quadra de uma escola e serão transportados para Manaus. Na tragédia em Barcelos, Amazonas, no avião com os turistas que caiu deixando 14 mortos; entre eles três eram moradores de Uruaçu e um de Niquelandia.

Segundo informações da companhia de Manaus, os empresários são:

– Witter da Herbicampo
– Marcos Zica
– Fábio da Brejeiro
– Gilcrésio Salvador Medeiros da Pousada Serra da Mesa

A Força Aérea Brasileira investiga o caso.

Moradores próximos do aeroporto de Barcelos foram os primeiros a chegar no local. Alguns ajudaram a retirar os corpos. Não houve sobreviventes: 12 passageiros, mais o piloto e co-piloto, morreram.

Foto: Divulgação

Segundo informações do governo do Amazonas, a aeronave saiu de Manaus por volta de 12h com destino a Barcelos, distante cerca de 400 quilômetros. Uma viagem de aproximadamente duas horas. Os passageiros eram turistas que iriam fazer pesca esportiva.

Imagens gravadas por moradores mostram que chovia forte no momento do acidente, o que segundo a Defesa Civil pode ter sido um dos fatores responsáveis pelo acidente.

“Nós não temos detalhes. Eu tenho alguns relatos. Não quero contaminar a investigação, mas o que tem de relatos é que a aeronave teria pousado no meio da pista e não teve pista suficiente para frear”, diz Cel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas.

“O aeroporto de Barcelos está com todas as condições previstas em lei, adequadas para receber voos do porte do avião que sofreu o acidente”, completa Edson de Paula Rodrigues, prefeito de Barcelos.

Os corpos foram levados para o ginásio de Barcelos.

O governo do Amazonas informou que uma aeronave vai partir de Manaus neste domingo (17/09) para Barcelos buscar os corpos. Eles serão trazidos à capital para ser entregues às famílias.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a situação a aeronave era regular. A Manaus Aerotáxi, empresa dona do avião, lamentou o acidente – disse que a aeronave e a tripulação atendiam às exigências, e que está comprometida em esclarecer os detalhes.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress