quinta-feira - 21 - novembro - 2024

Economia: Comércio do município de Aparecida de Goiânia voltará a abrir em sistema de rodízio

Comércio de Aparecida voltará a abrir em sistema de rodízio

Prefeituras têm intensificado a fiscalização para garantir o cumprimento do decreto nas cidades, inclusive nos terminais de ônibus Foto: Wigor Vieira

Cidade manteve por mais sete dias restrições mais severas com o fechamento de comércios não essenciais. Decreto passa a valer a partir de hoje libera igrejas para funcionarem e medida só permite passageiros sentados no transporte coletivo. Nesta segunda-feira, 08/03, o Estado de Goiás registrou 99,53% da taxa de ocupação de leitos de UTI

A cidade de Aparecida de Goiânia deve mudar a estratégia de enfrentamento ao coronavírus. A partir da próxima semana o município poderá decretar a volta do isolamento social intermitente por escalonamento regional dos comércios, medida já realizada no último ano.

O modelo implementado pela Prefeitura de Aparecida é inspirado em uma experiência positiva realizada em Israel e prevê o fechamento e abertura de comércio de acordo com cada bairro e região.

O modelo de isolamento tem quatro cenários: verde, amarelo, laranja e vermelho e é aplicado por macrozonas divididas em 10 regiões, como no caso de Aparecida.

No cenário verde/estável, cada macrozona fechou uma vez por semana de segunda a sexta. No amarelo, de risco moderado, todas as macrorregiões fecharam também aos domingos. No cenário vermelho, considerando 14 dias (duas semanas), a cidade tem o comércio fechado regionalmente por 10 dias, ficando apenas 4 dias abertos, de modo intercalado.

Desmembramento

Com esta nova medida, Aparecida deve se desmembrar das outras cidades que compõem a Região Metropolitana de Goiânia, que atualmente segue o plano de restrição de abertura de comércios.

O município de Trindade também adotou medidas diferentes. Em novo decreto, atividades não essenciais poderão funcionar com portas fechadas, via atendimento delivery e com 60% dos funcionários entre as 6h às 18h.

Publicidade

continuação da matéria…

Decreto estabelece abertura de igrejas e ônibus circulando apenas com pessoas sentadas

A partir de hoje passa a valer na Região Metropolitana de Goiânia o novo decreto que prorroga medidas restritivas de combate e enfrentamento à pandemia como forma de diminuir a propagação.

O texto traz algumas mudanças, como, por exemplo, a priorização da modalidade delivery, com entrega em domicílio. Além disso, a nova medida autoriza as igrejas abrirem, desde que receba até 10% da capacidade e respeitado todos os protocolos sanitários específicos para os templos religiosos.

Outra mudança foi no transporte coletivo, que foi considerado essencial para os prefeitos e representantes do Ministério Público. Na nova medida, os ônibus podem circular normalmente, desde que todos os passageiros estejam sentados. No entanto, hoje, no primeiro dia de decreto, aglomeração foram vistas em vários terminais.

O novo decreto também determina que lanchonetes e restaurantes só funcionem mediante delivery. Já panificadoras e confeitarias não podem ter ninguém sentado. As escolas podem continuar abrindo, desde que respeite a capacidade máxima de 30%.

Aparecida de Goiânia e Trindade também aderiram ao decreto. No entanto, em Aparecida de Goiânia as igrejas podem reabrir com 20% da capacidade. O município informou ainda que após os 7 dias, a cidade deve adotar o escalonamento dos comércios.

O novo decreto tem validade de uma semana em todas as cidades e para diminuir o rigor das normas a taxa de ocupação de leitos de UTIs deve ficar abaixo de 70%.

Fiscalização

Em Aparecida de Goiânia a Prefeitura informou ainda que reforçará a fiscalização do cumprimento tanto das medidas que constam na portaria e também as medidas sanitárias em vigor durante esses sete dias. Já em Senador Canedo, a Prefeitura também informou que as equipes vão continuar verificando estabelecimentos que não cumprirem os horários de abertura e fechamento das atividades, aglomeração e perturbação pública. Quem for flagrado em desacordo, poderá receber multa e, até mesmo, ter o cancelamento do alvará sanitário.

Na capital a Prefeitura também informou que intensificou a fiscalização nos terminais de ônibus da capital para garantir o cumprimento do Decreto. 33 viaturas da GCM com 54 agentes escalados na força-tarefa para evitar aglomerações no transporte coletivo, que segue em circulação. Os agentes da GCM estiveram nesta manhã nos terminais Bandeira, Goiânia Viva, Isidoria, Parque Oeste e Recanto do Bosque, que juntos operam 110 linhas. A Polícia Militar, por sua vez, age nos terminais do Eixo Anhanguera, desde o Terminal Padre Pelágio até o Terminal Novo Mundo.

Publicidade

continuação da matéria…

Recorde

Nesta segunda-feira, 08/03, o Estado de Goiás registrou recorde de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos com 99,53% de ocupação. Já as enfermarias chegaram a 90,22%. Esses percentuais são os mais altos desde que os novos casos da doença chegaram a Goiás, em março de 2020.Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, em todo o Estado de Goiás existem apenas duas vagas de UTI livres na rede pública do Estado. A Santa de Casa de Misericórdia em Catalão tem uma vaga disponível e a outra pertence ao Hospital Vital de São Luís de Montes Belos. No total, 408 leitos de unidade intensiva da rede pública do Estado estão ocupados.

Já nas enfermarias, são apenas 48 leitos livres nos hospitais públicos estaduais. Sendo 14 no HCamp de Itumbiara, oito no HCamp de Rio Verde, três no Huana em Anápolis, um no Heja de Jaraguá, dois no HCamp de de Luziânia, um no HCamp de Porangatu, um no HCamp de Porangatu, três no Hospital Municipal de Senador Canedo, um no HCamp de São Luís de Montes e dois no Hutrin, em Trindade. Já em Goiânia, o Hugol conta com sete vagas de enfermaria, o Crer com outras quatro e o HCamp com duas.

O último boletim informa ainda que Goiás já registra 413.060 mil casos confirmados da Covid-19 e quase 9 mil óbitos confirmados da doença. 242.473 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 58.593 a 2ª dose.

Confira as principais mudanças no novo decreto de Goiânia e veja o que pode abrir nos próximos 7 dias:

– Unidades de psicologia e de fisioterapia direcionadas exclusivamente à reabilitação.

– Unidades públicas e privadas de atendimentos ambulatoriais de especialidades em saúde, com atendimento em 50% da capacidade máxima, mediante agendamento prévio, ficando vedado o atendimento para procedimentos estéticos e odontológicos.

– Estabelecimentos de comércio varejista e atacadista de produtos alimentícios para subsistência humana, restrito a supermercados, hipermercados e mercearias, sendo permitida a entrada de apenas um membro por núcleo familiar, exceto para pessoas que necessitam de acompanhamento, limitado a um acompanhante.

– Distribuidoras que comercializem exclusivamente água, na modalidade delivery.

– Panificadoras, padarias e confeitarias somente para retirada no local ou na modalidade delivery, sendo proibida a modalidade self service.

– Comparecimento de pessoas limitado a 10% do total de assentos, com o distanciamento mínimo de dois metros entre frequentadores e colaboradores. Uso obrigatório de máscaras, distribuição de álcool em gel e aferição de temperatura de todos os indivíduos.

– Escritórios de advocacia, desde que observadas as recomendações previstas no art. 6º do Decreto Estadual nº 9.653, de 10 de abril de 2020 e nas recomendações da Secretaria de Estado da Saúde, nos termos da Nota Técnica nº 7/2020 – GAB – 03076, de 19 de abril de 2020.

– Empresas do transporte público coletivo deverão observar, rigorosamente, o limite de capacidade de passageiros sentados, sendo proibido o embarque nos veículos acima deste limite.

 

plugins premium WordPress