Descumprimento de medidas pode acarretar a interdição do local Foto: Enio Medeios
Cidade voltou ao cenário amarelo. Estabelecimentos comerciais terão que fechar apenas um dia durante a semana, de segunda a sexta-feira, e aos domingos, exceto atividades consideradas essenciais
A partir desta segunda-feira, 12/04, a cidade de Aparecida de Goiânia retomará ao cenário amarelo, de risco moderado, com fechamento das macrozonas uma vez na semana, de segunda a sexta-feira, e aos domingos. A diferença é que agora todas as atividades comerciais poderão abrir aos sábados.
A medida foi anunciada nesta sexta-feira, 09/04, pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, com base em análise técnica do quadro epidemiológico do município, que aponta redução dos casos ativos da doença e menor demanda por leitos de UTI e enfermarias.
“Analisando de fevereiro até o final de março, a cidade teve um alto de número de casos. E agora, no início de abril, notamos uma desaceleração apontada nos dados do boletim epidemiológico diário. Tais como taxa de letalidade, solicitações de vagas por UTI e enfermaria, a diminuição na pressão por atendimento nas unidades de saúde e na procura pelo teste também. Os gráficos nos indicaram que a curva dessa segunda onda está decrescente no município”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.
Ainda segundo Alessandro Magalhães, o índice de isolamento social na cidade, de acordo com a Plataforma Big Data Telcos, está oscilando entre 48% e 50% e o percentual é considerado satisfatório. “Demonstra que atingimos o objetivo proposto com o escalonamento das macrozonas, que era o de reduzir a circulação de pessoas nas ruas. Este modelo de isolamento traz resultados e permite o planejamento pela gestão e pela população, aliando as necessidades de saúde e atividades econômicas. Nossas ações têm sido responsáveis e coerentes com as análises técnicas e científicas”, comentou.
Atualmente Aparecida de Goiânia registra cerca de 58.331 mil pessoas infectadas pelo coronavírus, destas, 56.355 já se recuperaram e 933 morreram vítimas da doença. Segundo o boletim da Prefeitura, a taxa de ocupação de leitos de UTI no município é de 75% na rede pública e privada e 67% na rede somente na rede pública.
Publicidade
continuação da matéria…
Entenda o que pode funcionar
A portaria limita o funcionamento de praças de alimentação dos Shoppings Centers, bem como os restaurantes, lanchonetes e bares nele instalados somente às modalidades delivery, retirada no local e drive-thru e não serão incluídos no regime de escalonamento.
Ainda segundo a nova medida, os Serviços de Saúde de Urgência e Emergência, Supermercados/Mercados, Postos de Combustíveis, Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), Panificadoras/Padarias, Farmácias/Drogarias, Serviços de Urgência e Emergência Veterinária, Pet shops (serviços de higiene e embelezamento de animais domésticos somente na modalidade “leva e traz”), Restaurantes, bares e lanchonetes (na modalidade “delivery”, para retirada ou drive-thru) e borracharias (apenas para emergências) são atividades essenciais e que podem abrir aos domingos.
No caso das igrejas e templos religiosos, estes podem abrir observada a macrozona em que está inserida seguindo ainda as regras: limitação de 20% do total de assentos, limitado a 200 pessoas, com distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre frequentadores e colaboradores, uso obrigatório de máscaras, distribuição de álcool em gel e aferição de temperatura de todos os indivíduos; Intervalo mínimo de 3 horas entre as missas, cultos e reuniões similares para realizar a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes e organização de entrada e saída evitando aglomeração. Aos domingos podem funcionar seguindo as regras da portaria.
Entenda mais sobre as regras de funcionamento: https://webio.aparecida.go.gov.br/diariooficial/download/1619
Publicidade
continuação da matéria…
Prefeitura de Aparecida informa que manterá fiscalização no município
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou ainda que o descumprimento das normas constitui infração administrativa e acarretará a interdição cautelar do estabelecimento. No caso de reincidência, além das penalidades o infrator estará sujeito a multa no valor de 180 Unidades de Valor Fiscal de Aparecida de Goiânia (UVFAs).
Caso o infrator, mesmo após ter sido multado, reincida na infração, estará sujeito a multa no valor de 360 UVFA e cassação das licenças municipais.
Para denúncias e informações de descumprimento da Portaria, a população pode acionar a Guarda Municipal de Aparecida pelo telefone/whatsapp 3545-5992, e telefones 3238-7243 e 153.