Todas unidades de ensino do município receberão serviços de melhorias na estrutura, segundo prefeito Fernando Pellozo. Cinco mil notebooks também foram entregues hoje para alunos e professores da cidade
Foto: Divulgação Secom
Vinícius Portugal
A Prefeitura de Senador Canedo anunciou a reforma de sete escolas da rede municipal. A assinatura do ato autorizativo para os serviços nas unidades foi feita em uma solenidade que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17/12, e as obras começam ainda hoje. Segundo o prefeito Fernando Pellozo a expectativa é reformar todas as escolas da cidade.
“Vamos reformar todas as escolas. Agora nós estaremos assinando o início de sete escolas de média complexidade. As escolas de baixa complexidade os gestores já estão trocando telhados. Então neste momento várias escolas estão passando por uma reforma básica, mas essas sete terão uma reforma mais profunda. Antes das voltas as aulas muitas estarão em melhores condições”, comentou ele.
Publicidade
Continuação da Matéria
Ao todo, serão investidos R$ 3 milhões, que serão aplicados em instituições de todas as regiões do município. No entanto, neste momento serão realizadas obras na Escola Municipal Espírita André Luiz, Escola Municipal Doutor José Carneiro, Escola Municipal Doutor Xavier de Almeida, Escola Municipal João Pereira dos Santos, Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira, Escola Municipal Pastor Albino e Escola Municipal Senador Canedo.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Costa, explica que os investimentos foram possíveis após a criação de uma lei “que gera transferência de recurso para as escolas, e nesse programa as escolas podem ser reformadas pela direção, o que já estão sendo feitas”, disse ele.
Marcelo completou dizendo que “nós também percebemos que algumas escolas tinha uma complexidade um pouco maior e o valor excedia aquele que era permitido enviar para os conselhos escolares. Nesses casos, nós fizemos planejamento e licitações, comentou.
A previsão, segundo ele, é de que nos próximos 10 dias mais escolas também sejam reformadas.
“O programa prevê que todos os anos o recurso seja repassado para as escolas, a partir do momento em que nós não tivermos mais grandes reformas a fazer ele passará a ser um programa de manutenção preventiva”, pontuou o secretário.
Continuação da Matéria
Entrega de computadores
Além das reformas nas escolas, o município de Senador Canedo entregou nesta sexta-feira uma série de benefícios para a Educação da cidade, entre eles, cinco mil notebooks.
“Hoje vamos entregar também mais de 5 mil notebooks para os alunos e todos os professores. Também estamos adquirindo lousas digitais para modernizar as salas de aulas. 2022 será o ano em que os alunos e profissionais da educação terão condições de retornar as aulas com segurança”, explicou o prefeito Fernando Pellozo.
Aulas presenciais serão mantidas no próximo ano
De acordo com a Prefeitura de Senador Canedo, o calendário acadêmico para o próximo ano deve seguir normalmente com a volta das aulas presenciais.
“A gente vai seguir o calendário normal de volta às aulas. É claro que se houver um pico de casos retomaremos um novo tipo de decisão. Acreditamos que é possível sim retornar as aulas em janeiro”, disse o secretário municipal de Educação, Marcelo Costa.
O prefeito Fernando Pellozo também comentou dizendo que a vacinação proporcionou o retorno às aulas presenciais com mais segurança. “A segurança e a saúde está em primeiro lugar. Já disponibilizamos vacina para população acima de 12 anos. Mas vamos observar atentos durante esse retorno previsto para que nenhuma variante coloque nossos alunos e profissionais em risco”.