Um macaco foi encontrado em uma placa de sinalização na entrada da cidade | Foto: Reprodução
Publicado por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço
Dois macacos foram encontrados mortos no município de Senador Canedo, na região Metropolitana da capital. Segundo a Prefeitura, a suspeita é de que eles foram atacados por moradores por conta dos casos da doença chamada varíola dos macacos. Em Goiás, cinco pessoa estão em observação com suspeita de ter contraído o vírus.
Os animais foram encontrados no último sábado (2/7). Um deles tinha sinais de agressão e estava sobre uma placa de sinalização em uma via da cidade.
Publicidade
Continuação da Matéria
“Um deles foi encontrado com sinais de trauma na entrada da cidade, colocado em uma placa. O outro tinha alguns sinais menores de trauma e foi encontrado em um bosque a cerca de 3 km de onde o primeiro foi achado”, afirma Isabella Lauria, médica veterinária e chefe de Bem-Estar Animal da Agência Municipal do Meio Ambiente.
Os macacos foram encaminhados para o Centro de Zoonoses para investigação. Segundo a Prefeitura de Senador Canedo, caso seja identificado que os animais foram mortos por moradores, os responsáveis podem responder pelo crime de maus-tratos.
Médicos e especialistas afirmam que os macacos não são o reservatório da doença e que também estão suscetíveis a contrair o vírus, como os humanos.
A transmissão da varíola acontece após contato com uma pessoa ou animal infectado, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais. A doença também pode ser transmitida pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença.
A mãe também pode transmitir o vírus para o feto através da placenta ou pelo contato pele a pele para o bebê.
Continuação da Matéria
Goias tem 5 casos suspeitos de varíola do macacos
Em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde investiga cinco casos suspeitos de varíola dos macacos. Ao todo, sete casos foram notificados no estado, porém, dois foram descartados.
De acordo com a pasta, dos casos em investigação, três são pacientes de Goiânia e dois de Aparecida de Goiânia.
Os moradores apresentam sintomas como febre, erupções cutânea e adenomegalia.