Foto / Divulgação / Modelo de usina para produção e evasão de oxigênio.
O prefeito Fernando Pellozo anunciou a instalação de uma usina que vai produzir e envasar oxigênio usado em hospitais. Uma reforma de UBS foi entregue a população, e novos equipamentos recebidos para tratamento da covid-19.
O prefeito Fernando Pellozo anunciou mais uma conquista para a cidade através do senador Vanderlan Cardoso. Após ida a Brasília para pleitear recursos federais, Pellozo anunciou através de vídeo com a presença do senador, a nova conquista, a instalação de uma usina que ira produzir e envasar oxigênio usado em hospitais.
“O pedido que você fez já foi licitado e garantimos os recursos no valor de R$ 1 milhão e quatrocentos mil, Senador Canedo ira produzir oxigênio para o combate a covid-19, atendendo a população”, afirmou Vanderlan no vídeo, e ainda informou que a usina será instalada em tempo recorde.
O prefeito Fernando Pellozo, além do anuncio e dos agradecimentos ao senador, ratificou seu compromisso a um pedido de Vanderlan, para atender também cidades vizinhas com suprimentos de oxigênio; “Senador Canedo vai produzir seu próprio oxigênio, e vamos poder ajudar as cidades vizinhas” disse.
Publicidade
Continuação da matéria
Reforço para o tratamento da Covid-19
Senador Canedo recebeu a doação de 10 capacetes VNI para tratamento de pacientes de Covid-19. Os capacetes para Ventilação Mecânica Não Invasiva recebidos pela SMS podem reduzir em até 78% a intubação de pacientes acometidos pelo novo Coronavírus.
Os equipamentos serão distribuídos para uso da terapia de pacientes acometidos por Covid-19, que recebem tratamento na UPA-24h e no Pronto Socorro do Parque Alvorada.
O capacete conhecido como “Helmet”, é uma espécie de capuz feito de silicone, que envolve toda a cabeça do paciente. A vedação feita por uma base fixada no pescoço tem a função de oferecer alto fluxo de oxigênio aos pulmões, sem vazamentos. Desta forma, o equipamento evita a intubação, procedimento de acesso invasivo das vias aéreas feito por um tubo oro traqueal.
“A função do capacete é melhorar a ventilação e recuperação do paciente, que tem uma lesão pulmonar e não consegue respirar naturalmente. Por isso é necessário uma pressão positiva no pulmão. Com o uso do Helmet, diminui consideravelmente a necessidade de intubação”, explicou Carlos Henrique Costa, Coordenador de Fisioterapia Hospitalar da SMS/Senador Canedo.
Publicidade
Continuação da matéria
UBS Jardim Liberdade reformada
A prefeitura de Senador Canedo entregou para a população a reforma e melhoramento da Unidade Básica de Saúde localizada no Jardim Liberdade. A unidade passou por reformas para solucionar os problemas de vazamentos no teto, infiltrações e paredes tomadas pelo mofo.
Segundo o prefeito, Fernando Pellozo, todos os danos encontrados na unidade, precisavam ser resolvidos antes que comprometessem a segurança da população. “Uma unidade de saúde não pode ser esquecida, precisa sempre de adequações, estar sempre cuidada e passar por reparos, para que todos possam trabalhar e serem atendidos com conforto. Agora a população e os profissionais estão seguros”, afirmou o prefeito.
Esta unidade contará com duas equipes médicas, responsáveis pelo atendimento de quase 8.000 pessoas da Região do Jardim das Oliveiras. Entre os serviços oferecidos à população estão inclusos consultas médicas, atendimento odontológico eletivo e de urgência, fisioterapia e programas da Atenção Básica de acordo com a Estratégia Saúde da Família (ESF).
“Tudo que a Atenção Primária pode dar de suporte às famílias será realizado nesta unidade, que não vai atender apenas o Jardim Liberdade, mas vários bairros, como parte do Jardim das Oliveiras, Residencial Rio Araguaia e outros localizados na Região do Jardim das Oliveiras”, explicou Carlos Magno Neves, diretor da Atenção Primária à Saúde (APS) do município.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Gercilene Branca, todas unidades passarão por intervenções para melhorar a qualidade do serviço prestado no município. “Vamos dar suporte as unidades de saúde do município, verificar e reparar as partes elétricas e hidráulicas, os equipamentos odontológicos e mobília dos consultórios, tudo para que a população canedense possa ter acesso a uma saúde de qualidade”, disse Branca.