Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço
Aconteceu no dia 06 de dezembro, as 20:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Rubiataba, uma reunião extraordinária.
Os vereadores do município receberam a diretora da Escola Estadual Oscar Campos Sônia e dezenas de alunos e professores, reivindicando para o presidente da Casa João Paulo Martins de Lima, e demais vereadores que intercedessem junto a secretária estadual de Educação Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira, que seja mantido o funcionamento da unidade escolar em Rubiataba.
A Câmara antecipou um ofício no qual todos os vereadores assinaram o documento que diz; “Tal solicitação se deve a informações recebidas pelos profissionais da unidade escolar, pais e alunos, que não seriam renovadas ou abertas novas matrículas para a unidade escolar. Ressaltamos que a escola acima mencionada faz parte da história de crescimento e desenvolvimento de nosso município, tendo sido aberta há 56 anos, e hoje atendendo quase 200 alunos, distribuídos entre Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, e prisional”.
A secretária da escola Sônia que estava representando os alunos e funcionários da unidade, falou da indignação do anúncio do fechamento da escola. “Fomos pegos de surpresa e não concordamos com essa atitude. Nós não estamos contra a decisão da secretária estadual de Educação. Não. Só estamos aqui lutando para que a nossa escola continue aberta. A nossa escola foi totalmente reformada e agora vai ser fechada. É importante dizer também que nós temos vários alunos de outros setores do nosso município de Rubiataba que poderiam estudar nas escolas de Tempo Integral, mas não querem, e estão estudando conosco”, disse a secretária Sônia.
Um fato intrigante nessa história, que segundo o presidente da Câmara de Rubiataba João Paulo informou para o Editor-Presidente e Diretor-Geral do Jornal Espaço e do Site Jornal Espaço Marcelo José de Sá, minutos antes da sessão extraordinária, é que foram investidos cerca de R$ 1 milhão de reais na reforma da Escola Estadual Oscar Campos de Rubiataba, para agora fechar. Algo anormal de se considerar.
Uma aluna e um aluno da escola fizeram uso da palavra durante a sessão. Emocionados eles pediram que os vereadores solicitassem as autoridades competentes para manterem a Escola Estadual Oscar Campos aberta. “Nos estamos aqui para reivindicar de vocês vereadores para não deixarem fechar a nossa escola. Confesso que chorei hoje e muitos alunos estão chorando com essa decisão”, disse uma aluna. O aluno deficiente visual do EJA, da escola Oscar Campos senhor Davi, disse que encontrou nessa escola, a oportunidade de estudar com dignidade. “Isso não é justo”, falou.
O vereador Betão (PSB) disse que vai fazer de tudo para não deixar que a escola feche. “Vamos unir as nossas forças para não deixar a escola Estadual Oscar Campos fechar”, disse o vereador.
O presidente João Paulo disse que a Câmara Municipal de Rubiataba, já havia antecipado antes da reunião que hora acontecia, um ofício para ser encaminhado para a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli.
“Eu estarei marcando com a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli, uma reunião em que todos os vereadores estejam presentes, junto comigo, para podermos estar buscando e lutando para que a nossa Escola Estadual Oscar Campos, permaneça de portas abertas atendendo a todos. Me comoveu muito aqui os depoimentos, em especial o do senhor Davi, deixo ao senhor o meu abraço”, salientou o presidente João Paulo.