Realizada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, exposição é a segunda maior do Brasil e estava suspensa há dois anos por causa da pandemia de Covid-19

Governador Ronaldo Caiado durante abertura da feira em Rio Verde: “Temos o que tem de melhor no mundo”, ressaltou // Foto: Lucas Diener
Ao participar da abertura da 19ª edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, nesta segunda-feira (4/4) o governador Ronaldo Caiado enalteceu a importância do evento para formação e orientação dos produtores rurais. Realizada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), a exposição estava suspensa há dois anos em função da pandemia de Covid-19.
Foto: Jackson Rodrigues
“Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso Estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra”, disse o governador.
Caiado ressaltou o pioneirismo de Rio Verde por abrigar, no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, o único ponto na América Latina de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, para desenvolver aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).
Publicidade
Continuação da Matéria
Foto: Jackson Rodrigues
“Temos o que tem de melhor no mundo”, ressaltou.
“É graças à tecnologia e à inovação que a Tecnoshow Comigo e os empresários têm trazido que temos avançado na produção de alimentos, a maior e mais importante matriz energética do mundo. Temos a melhor feira da América Latina”, disse o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.
O presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, falou da superação empreendida pelo setor durante a pandemia e dos desafios para as próximas safras, devido ao cenário ainda incerto da economia mundial. E ressaltou a importância da feira para o agronegócio brasileiro.
Foto: Jackson Rodrigues
“Tem máquinas e tecnologia do mundo inteiro, para o pequeno e o grande produtor”, disse.
“Assistimos à retomada econômica do setor do agronegócio, que segurou a economia do país durante a pandemia. Aqui, serão expostas as melhores tecnologias para produção e industrialização”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Lissauer Vieira.
Rogério Cruz ressalta importância das feiras agropecuárias para o desenvolvimento
Considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil, a Tecnoshow segue até o dia 8 de abril, no Centro Tecnológico Comigo, localizado no Anel Viário Paulo Campos. A 19ª edição da feira tem como tema “Produtores alimentam cidades” e oferece ao visitante 600 estandes de empresas, entidades e órgãos governamentais.
No local, o público encontra as principais novidades em máquinas e implementos, palestras, dinâmicas, exposições de animais e plots agrícolas (áreas experimentais e demonstrativas). A estimativa é que quase 130 mil pessoas passem pelo local até a próxima sexta-feira, com projeção de negócios em torno de R$ 7 bilhões.
Foto: Jackson Rodrigues
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ao lado do governador Ronaldo Caiado, participa da abertura da 19ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde: “Sabemos da importância da tecnologia para a agricultura e a pecuária, e temos que usar essas ferramentas para produzir e aquecer nossa economia”. Foto: Jackson Rodrigues
O prefeito de Goiânia destacou a importância das feiras agropecuárias e incentivo às inovações tecnológicas para o desenvolvimento.
Continuação da Matéria
Foto: Jackson Rodrigues
“Eventos como a Tecnoshow são exemplo de oportunidades para o desenvolvimento do agronegócio nos municípios, aquecem a economia local e contribuem para a modernização da agropecuária”, disse Rogério Cruz.
Também participaram da abertura da feira o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial Goiás), José Carlos Garrote; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio de Freitas.
Por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço