sexta-feira - 05 - setembro - 2025

Cidades / Rialma / Rádio Alvorada de Rialma Faz Aniversário: Rádio Alvorada de Rialma, 60 anos de existência

Saudoso ex-prefeito de Rialma José Pedro Rego fundador da Rádio Alvorada AM hoje FM

A Rádio Alvorada de Rialma, completou 55 anos neste dia 21 de setembro, o dia que comemora o Dia do Radialista e o Dia da Árvore.

Uma das pioneiras na região do Vale de São Patrício, a Rádio Alvorada leva muita música e informação para seus milhares de ouvintes.

A reportagem do Populacional, foi conferir de perto para conhecer um pouco da História desta emissora que fez e faz História.

Jason de Sousa, é o funcionário mais antigo da emissora, e foi ele que contou um pouco da história da rádio ao JP.

Jason de Sousa tem hoje, 72 anos de idade, a rádio completou 55 anos, e foi fundada pelo então saudoso José Pedro Rego, o homem a época muito forte na comunicação.

Jason, falou que antes de instalar a Rádio Alvorada, José Pedro Rego instalou serviço de alto falantes nas cidades de Rialma e Ceres e também carro volante, se tornado um grande publicitário.

Logo veio a ideia e o sonho de instalar uma emissora de rádio na cidade de Rialma, isso já nos anos de 1958. O sonho se concretizou em setembro de 1961, José Pedro Rego, inaugurou a Rádio Alvorada AM. A emissora era para ser inaugurada no início de 61, mas segundo Jason de Sousa, atrasou pelo fato da renúncia do então presidente da república à época, Jânio Quadros, quando ainda Rio de Janeiro era a capital federal.

A rádio ao ser inaugurada, teve outros sócios, sendo: o Pai de Pedro Rego, Pedro Felinto Rego, seu cunhado Rosalvo Ferreira Rego.

Pedro Rego Filho, foi chamado para ser o diretor da emissora, sempre sendo orientado pelo José Pedro Rego e Rosalvo Ferreira. Com o tempo, Pedro Rego Filho passou a ter uma cota na emissora, e também José Pedro Rego comprou a cota do Rosalvo Ferreira.

De acordo com Jason, a Rádio Alvorada foi a segunda emissora do Vale de São Patrício, sendo a primeira, a Rádio Cultura em Ceres. Com passar do tempo, José Rego inaugura a Rádio Difusora de Ceres, que hoje é rádio Coração Fiel. Pedro Rego instalou outras emissoras de rádio em Goiás Velho, que hoje é Cidade de Goiás, Itaberaí, montou também a rádio Sociedade em Ceres, hoje pertence a Igreja Deus é Amor, instalou na cidade de Uruaçu, Porangatu e iria instalar em Gurupi (TO), que à época era Goiás, mas não chegou a inaugurar.

Em 1965, Pedro Rego entra na política, e ganhou para prefeito de Rialma, ainda muito jovem, mas não esqueceu do comando da Rádio Alvorada.

Publicidade

Continuação da Matéria

O tempo foi se passando, Pedro Rego foi secretário de governo, depois ganhou por mais duas vezes prefeito de Rialma. Jason de Sousa, contou que a Rádio Alvorada é uma dádiva para o Vale de São Patrício.

Internet

Para o Jason de Sousa, a internet melhorou muito para a Rádio Alvorada, pois através da internet, a Rádio Alvorada comunica não somente para Goiás, mas para outros estados e outros países, essa evolução tecnológica chegou para melhorar ainda mais a Rádio Alvorada.

O locutor e apresentador Jason, há 55 anos trabalha na emissora, começou a trabalhar ainda garoto como sonoplasta, antes ele trabalhava na Rádio Cultura, e em 20 de outubro de 1961, deu início ao trabalho na Alvorada e está até a hoje.

Telma Rego, que é diretora da emissora, fala de sua trajetória a empresa. Ela comenta que já é pela segunda vez que trabalha na administração, e esta segunda vez, já tem 10 anos. Telma falou do amor que tem pela empresa que é muito grande, um legado forte que o pai José Pedro Rego deixou.

Telma, falou da necessidade de ajudar o pai, que faleceu em 2013. Ela disse que José Rego sempre esteve à frente dos negócios da emissora, decisões, tudo passava antes por ele.

Telma, citou também, a sua irmã Amélia Rego que Deus a tenha, que administrou por muito tempo. Com a experiência do pai, Telma relata que aprendeu muito e agradece a ele por ter tido como professor.  Mesmo com a idade e limitação de José Rego, ele era um visionário. Comentou Telma.

Hoje, todos os irmãos da família Rego, segundo Telma, trabalham em conjunto na Rádio Alvorada, com ideias diferentes para que a empresa continua.

 

Telma, comentou da morte do pai, segundo ela, quando José Pedro Rego, faleceu, muitos pensaram que a família fosse desfazer da emissora, Telma disse que foi muito pelo contrário, fortaleceu ainda mais.

Ao finalizar, Telma, agradeceu aos ouvintes, e a credibilidade que a emissora possui, falou também da situação financeira que hoje o país está passando, e que a Rádio Alvorada não está sentido tanto, pois os anunciantes não deixaram de veicular na emissora e isso se deve a credibilidade.

Hoje, dia 21 de setembro, a Rádio Alvorada de Rialma completa seus 60 anos no ar.

Com o falecimento do pai José Pedro Rêgo, os filhos Carlúcio, Braulinho, Marluce e Telma Rêgo passaram a comandar a Rádio Alvorada FM, que por sinal, a mesma vem sendo muito bem conduzida, tendo como diretora-geral, a Dra. Telma Rêgo e diretor artístico Jadson de Souza.

Publicidade

Continuação da Matéria

Inauguração

No dia 21 de setembro de 1961, o então empresário José Pedro Rêgo (saudoso), inaugurava em Rialma a Rádio Alvorada AM, que no dia 1° de março de 2020 se migrou a operar pelo sistema FM. Com essa mudança a emissora cresceu ainda mais e seu índice de audiência. Hoje, sem dúvida a Rádio Alvorada FM se tornou líder, como a emissora de rádio mais ouvida da Região do Vale Patrício. Principalmente, porque possui o melhor plantel de locutores, mantém uma programação diversificada, trazendo informação, os melhores programas musicais e muito mais conteúdo, que tem agradado em cheio os seus ouvintes.

Como forma de homenagear um radialista muito talentoso que passou por essa emissora de rádio, estamos publicando (jornal do Vale) a foto do repórter Onildo Galindo, que faleceu em 11 de agosto de 1994, quando o mesmo gravava o discurso do então governador Henrique Santilo, por ocasião de um comício político na cidade de Rialma, na década de 80.

Repórter Onildo Galindo, que faleceu em 11 de agosto de 1994, quando o mesmo gravava o discurso do então governador Henrique Santilo, por ocasião de um comício político na cidade de Rialma, na década de 80.

Fontes: jornal Populacional, jornal do Vale e jornal Espaço

plugins premium WordPress