quinta-feira - 09 - maio - 2024

Cidades / Inhumas / Polícia / Corrupção: Servidores Inhumas são suspeitos de desviar dinheiro e adulterar licitações

A PC acredita que ao menos seis servidores estão envolvidos no esquema. Foto: Divulgação/PC.

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Segundo o delegado à frente da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), Caio Menezes, as investigações estão focadas nos crimes de corrupção ativa e passiva

Servidores da Secretaria Municipal de Obras de Inhumas, são suspeitos de participar de um esquema de corrupção que movimentou e desviou milhões dos cofres públicos desde 2021. Conforme a Polícia Civil (PC), que cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (04/05), ao menos seis servidores e três empresas privadas estariam envolvidas no esquema.

Através de nota, a Prefeitura de Inhumas afirmou ter sido surpreendida pelos mandados de busca e apreensão cumpridos pela PC na quinta-feira 04/05, e disse que a atual gestão repudia “toda e qualquer suposta irregularidade cometida por qualquer servidor (efetivo ou comissionado), reforçando o seu compromisso com a honestidade e a probidade”.

Segundo o delegado à frente da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), Caio Menezes, as investigações estão focadas nos crimes de corrupção ativa e passiva.

“O líder dessa organização, utilizando algumas empresas do grupo, cooptou determinado servidor (da Secretaria de Obras). Havia uma troca de favores e de valores, inclusive, para esse servidor em troca de favores – um possível direcionamento nas estações ou na facilitação da execução desses contratos”, enfatizou.

De acordo com Menezes, as empresas envolvidas no esquema já estavam sendo investigadas pela PC. “Elas (as empresas) tinham uma capilaridade grande no estado no que diz respeito a contratações de diversas naturezas e por diversos municípios. Um desses municípios é Inhumas, em específico, a Secretaria de Obras do Município”.

Os nomes dos suspeitos e das empresas não foram divulgados, assim a nossa reportagem não conseguiu localizar as respectivas defesas até a publicação desta matéria.

As investigações

O delegado ressaltou também que as investigações serão aprofundadas com o objetivo de descobrir se mais servidores e empresas estão envolvidos no esquema. O prejuízo provocado aos cofres públicos também será contabilizado.

“As contratações foram realizadas continuamente durante o período, mas isso não quer dizer que todas foram fraudadas”, pontuou.

Veja a nota da Prefeitura de Inhumas na íntegra

“A Prefeitura Municipal de Inhumas vem a público prestar o seguinte esclarecimento:

Na manhã do dia 04/05/2023 fomos surpreendidos com a diligência da DECARP/PCGO referente a Operação Verat, no cumprimento de mandados de busca e apreensão de documentos referente a contratos que envolvem prestadoras de serviços conforme decisão judicial.

A Prefeitura Municipal de Inhumas sempre comprometida com os princípios constitucionais da administração Pública, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, já tomou todas as providências cabíveis ao caso, com o afastamento dos servidores investigados e suspensão do pagamento de ordens de serviço das referidas empresas.

Por fim, a atual Gestão repudia toda e qualquer suposta irregularidade cometida por qualquer servidor (efetivo ou comissionado), reforçando o seu compromisso com a honestidade e a probidade”.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress