Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Evento foi realizado na Vinícola Jabuticabal, maior produtor mundial da fruta; prefeito da cidade, José Délio esteve presente; secretaria municipal de Turismo lançou o site do Centro de Atendimento ao Turista
No último sábado (02/09), no distrito de Nova Fátima, município de Hidrolândia, foi realizada a abertura oficial da temporada das jabuticabas 2023. O evento aconteceu na Vinícola Jabuticabal, propriedade que possui a maior produção mundial da fruta, com mais de 42 mil pés, e contou com a presença de várias autoridades locais e do Estado.
O prefeito da cidade, José Délio (UB), destacou a importância da safra para economia local, sobretudo, ao turismo da região do distrito, muito impulsionado neste período, que vai de setembro a novembro.
“A jabuticaba é o fruto símbolo da nossa cidade, e graças a vinícola e fazenda jabuticabal, isso é alavancado os anos para todo o país. Por isso estamos aqui – hoje – lançando oficialmente a safra 2023”, disse o prefeito.
“Temos um enorme potencial turístico, entre canoagem, trilhas, ecoturismo em geral, por isso estamos fomentando este setor que alimenta fortemente nossa economia”, salientou José Délio.
Durante o lançamento da safra, a secretaria municipal de Turismo lançou uma plataforma digital para orientar os turistas que desejem visitar a cidade, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O site, já disponível para acesso, contem todas as informações sobre as atrações da cidade, sobretudo, das propriedades produtoras de jabuticabas e seus derivados. Pontos de economia criativa e tudo sobre o ecoturismo local, também estão disponíveis na plataforma.
“Lançamos todas as ações turísticas da cidade neste site. É um verdadeiro mapa a aqueles que desejam conhecer Hidrolândia e suas atrações”, disse o gestor.
O secretário de Turismo, Silvio Quirino, idealizador do site; www.hidrolandia.tur.br – contou que a ideia surgiu ao observar a necessidade do turista em encontrar as propriedades que produzem jabuticaba, além das diversas outras atrações do município.
“Conseguimos essa solução, criando um CAT virtual – Centro de Atendimento ao Turista – onde cadastramos várias famílias da cidade que produzem, não só as jabuticabas, mas também seus produtos derivados. O site possui georreferenciamento e proporciona inclusive o contato direto entre o produtor e o turista.”, explica o secretário.
“No levantamento que realizamos, registramos mais de 80 mil pés de jabuticabas, localizados em diversas regiões da cidade. O site vai facilitar o acesso as propriedades e proporcionar aos turistas a escolha de onde desejam conhecer”, conclui Silvio Quirino.
O anfitrião do evento, Paulinho Batista, proprietário da Vinícola Jabuticabal, além das boas-vindas aos visitantes, pontuou sobre o apoio recebido da atual administração, que tem impulsionado cada vez mais a importância da temporada das jabuticabas em Hidrolândia.
“Recebendo todos aqui mais vez com muita satisfação, e com certeza teremos uma safra boa este ano”, disse o empresário.
“Nestes últimos anos temos tido um apoio muito forte do prefeito José Délio, ajudando em tudo que os produtores precisam, ajudando também na associação dos pequenos produtores, isso tem valido a pena”, pontuou.
Famosa por ser a propriedade com a maior produção da fruta no mundo, Paulinho mantém o desafio que faz todos os anos no inicio da temporada, para quem conseguir consumir uma só jabuticaba de cada pé da propriedade, ganha a fazenda como prêmio.
“Está mantido. Quero ver achar esse ‘cabra’ que consiga levar a fazenda. São 42 mil jabuticabas, mais ou menos 420 quilos”, desafiou o proprietário.
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Instagram: @Jornal Espaço