segunda-feira - 20 - maio - 2024

Cidades / Goiânia / Saúde: Secretaria Municipal de Saúde participa de projeto de assistência à população vulnerável para prevenção ao HIV


Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa de projeto piloto “PrEP até você”: objetivo é dar assistência à população vulnerável da capital com distribuição de profilaxia pré-exposição ao HIV. Foto: SMS

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço

 

Projeto piloto “PrEP até você” tem objetivo de dar assistência à população vulnerável da capital, com distribuição de profilaxia pré-exposição ao HIV. Uso preventivo de medicamentos reduz probabilidade de infecção, se tratamento for seguido corretamente

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa do projeto piloto “PrEP até você”, a fim de dar assistência à população vulnerável da capital com a distribuição da PrEP – Profilaxia pré-exposição ao HIV. O objetivo é alcançar as pessoas que estão sob risco de contrair o vírus, mas não têm acesso aos serviços de saúde disponíveis.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), e o público-alvo são pessoas já atendidas pela SMDH. O Centro de Referência em Diagnóstico Terapêutico (CRDT), unidade da SMS, contribui cedendo as equipes de saúde formadas por enfermeira e psicóloga.

O atendimento é realizado uma vez ao mês. Na profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), são feitos os testes rápidos e, caso o resultado seja negativo, o paciente começa a receber a medicação preventiva, dando início aos primeiros 30 dias de tratamento. Posteriormente, uma nova consulta é regulada para o CRDT. Além da profilaxia, são ofertados os autotestes de HIV, preservativos e gel lubrificante.

“O uso preventivo de medicamentos é exclusivamente para pessoas que não têm HIV, pois reduz a probabilidade da infecção se o tratamento for seguido corretamente”, explica a coordenadora do CRDT, Dinamarcia Pereira Azevedo.

Caso o teste seja positivo, o paciente também é encaminhado para consulta e exames complementares. Após 30 dias, é agendada nova consulta para adesão ao tratamento de HIV/AIDS.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress