Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Retomada do serviço vai beneficiar cerca de 180 crianças e adolescentes que aguardam por consulta especializada em cardiopediatria no município

A Prtefeitura de Goiânia anunciou na segunda-feira (30/6) a retomada das cirurgias cardiopediátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Hospital da Criança. O serviço estava interrompido desde 2023 e volta a funcionar após dois anos de pausa.
A expectativa é beneficiar cerca de 180 crianças e adolescentes que aguardam consulta especializada em cardiopediatria na rede municipal. Inicialmente, “serão 15 procedimentos cirúrgicos ofertados mensalmente para crianças e adolescentes com cardiopatias congênitas”, anunciou o prefeito Sandro Mabel (UB).
As cirurgias contemplam as quatro cardiopatias congênitas mais comuns: tetralogia de Fallot, comunicação interatrial, comunicação interventricular e defeito do septo atrioventricular. Todas as consultas e exames pré e pós-operatórios ocorrerão no Hospital da Criança, garantindo “acompanhamento completo e humanizado”.
“O serviço foi suspenso pela gestão anterior devido à “descontinuidade dos repasses financeiros”, segundo a prefeitura, o que acumulou demanda reprimida no município.
‘Vamos oferecer essas 15 vagas, mas que podem aumentar’
O secretário municipal de Saúde, Luiz?Pellizzer, destacou a importância do diagnóstico precoce e da agilidade no tratamento.
“Corrigir o problema no momento adequado evita complicações que podem comprometer o desenvolvimento físico e neurológico dos pequenos”, afirmou.
Diretora clínica do Hospital da Criança, Paula Pires de Souza reforçou que, embora o programa comece com 15 cirurgias mensais, “podem aumentar futuramente, adequando fluxos e linhas de atendimento para que possamos abranger mais crianças”.
O vereador Dr.?Gustavo (Agir), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia, declarou ter “plena confiança que essa parceria da prefeitura com o Hospital da Criança só vai fazer a saúde melhorar”.

‘Procurem nossas salas de vacinas para se protegerem’
Durante a coletiva, o prefeito também fez um balanço do primeiro semestre na área da saúde. Ele afirmou que “reforçamos o estoque de medicamentos em todas as nossas unidades de saúde” e que 13 postos pediátricos funcionam 24?horas por dia, sete dias por semana.
Preocupado com a cobertura vacinal, Mabel lembrou que “80 salas de vacinas estão funcionando” e pediu à população: “Procurem nossas salas de vacinas para se protegerem. Não custa nada, é de graça”.
A lista de locais e horários está disponível no site da Prefeitura de Goiânia, por meio do link https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/salas-de-vacina-em-goiania-2/
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço