Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz: medida de caráter político serve para vincular os servidores comissionados às diretrizes da atual gestão, mantendo nos cargos somente aliados // Foto: Arquivo/Secom
Segundo a prefeitura nenhum ato legal fica comprometido com a medida, visto que não houve exoneração de titular de nenhuma pasta; boa parte dos demitidos devem ser recontratados
Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), exonerou quase dois mil servidores comissionados da prefeitura. Foram quase 2 mil exonerações que foram publicadas na edição desta quarta-feira (26/10) do Diário Oficial do Município.
As demissões constam no decreto nº 4321 de 26 de outubro de 2022 e abrangem várias pastas e níveis de cargos na prefeitura, de gerência e diretoria até assessoria e supervisão.
Continuação da Matéria
“Nenhum ato legal da Prefeitura de Goiânia fica comprometido com a medida, visto que não houve exoneração de titular de nenhuma pasta, servidor competente para praticar todos os atos necessários”, informou a assessoria do prefeito.
Esse tipo de exoneração de servidores comissionados costuma ocorrer em início de Governo. Nos meses seguintes, boa parte dos demitidos geralmente são recontratados. A medida, de caráter político, serve para manter somente os servidores comprometidos com o governante que assume.
No caso de Rogério Cruz, a medida ocorre quase dois anos após ele assumir o cargo. Ele era vice e se tornou prefeito após a morte de Maguito Vilela, dia 13 de janeiro de 2021.
A medida é uma espécie de tomada das rédeas da gestão pelo prefeito, após afastamento de secretários oriundos do chamado “grupo de Brasília”, que ocupava funções estratégicas no governo da capital goiana desde o início da gestão de Cruz.
Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Goiânia declarou que as exonerações são parte de uma reorganização administrativa “que prevê o remanejamento ou retorno ao cargo alguns profissionais.”
Publicidade
Continuação da Matéria
Veja nota da prefeitura
“Nota à imprensa
Em relação a exonerações de posições comissionadas, publicadas nesta terça-feira, a Prefeitura de Goiânia informa o que se segue:
– As exonerações publicadas no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (26) se referem a uma parcela de servidores que ocupavam funções comissionadas e compõem reorganização administrativa que prevê o remanejamento ou retorno ao cargo alguns profissionais.
– Atualmente, o Município dispõe de cerca de 35 mil servidores ativos cuja atuação se mantém de forma integral.
– Nenhum ato legal da Prefeitura de Goiânia fica comprometido com a medida, visto que não houve exoneração de titular de nenhuma pasta, servidor competente para praticar todos os atos necessários. Ademais, os servidores efetivos continuam a cumprir suas competências regimentais.”