Ação foi movida por descumprimento das cotas de gênero
Por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu, nesta quinta-feira (07), cassar o mandato de dois vereadores do PRTB por descumprimento das cotas de gênero nas eleições de 2020. A votação foi cinco votos favoráveis à cassação e outros dois contra. Com a decisão, os vereadores por Goiânia Bruno Diniz e Santana Gomes devem perder seus respectivos mandatos. Com a saída de Santana Gomes e Bruno Diniz, quem herda as cadeiras são: Paulo Magalhães (UB) e Igor Franco (PROS).
Publicidades
Continuação da Matéria
Conforme a ação movida pelo PT, PSL e por Fabrício Rosa (PSOL), foi detectada fraude na chapa do PRTB por meio de candidaturas femininas fantasmas. No Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) da chapa de vereadores em Goiânia o partido apresentou o percentual mínimo de candidatas, entretanto, durante a campanha eleitoral a cota não foi cumprida.
Publicidades
Continuação da Matéria
De acordo com a decisão, as candidaturas que mais chamaram a atenção da Justiça Eleitoral foram de Sônia Dutra e Jéssica Pereira, sendo que a primeira teve votação zerada e a segunda obteve apenas 10 votos. Vale destacar ainda que Sônia é sogra de Jéssica, portanto, pertence ao mesmo grupo familiar.