Vereador Romário Policarpo, autor do projeto: “Com a adoção, o responsável pode, por exemplo, cuidar da ciclovia e a prefeitura, se dedicar à construção de novos trechos” // Fotos: Divulgação
Por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em votação definitiva nesta quinta-feira (26/5), projeto de lei do vereador Romário Policarpo (Patriota), presidente do Legislativo, que cria o Programa Abrace uma Ciclovia. O projeto cria incentivos a empresas privadas que construir ou manter ciclovias em toda a cidade, para estimular o uso de bicicletas pelo goianiense.
O vereador afirma que melhorar a mobilidade é um dos desafios mais urgentes da capital. Nesse sentido, segundo o parlamentar, várias iniciativas devem convergir para desafogar o trânsito, melhorando a qualidade de vida da população.
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“As ciclovias fazem parte da realidade nacional hoje no quesito mobilidade, mas Goiânia ainda carece de diversas ciclovias para facilitar hoje o trânsito e, obviamente, também para descongestionar essa quantidade enorme de veículos automotores que a gente tem”, ressalta Policarpo.
Pelo projeto, que ainda precisa da sanção do prefeito Rogério Cruz, as empresas poderão “financiar a construção de novas ciclovias e ciclofaixas ou custear a manutenção permanente daquelas já existentes”. Em contrapartida, as empresas que adotarem uma ciclovia poderão, além de afixar publicidade nos espaços disponíveis ao longo do trajeto, explorar publicitariamente em veículos de comunicação a iniciativa.
Medida pode ajudar a destravar o trânsito da capital
As empresas também poderão, a partir de parceria estabelecida com o Executivo, implantar estações de apoio técnico aos ciclistas, como bicicletários ou espaços de reparos das bicicletas. Segundo a Prefeitura de Goiânia, a capital tem 100 quilômetros de ciclovias. A proposta de Policarpo visa permitir que os novos recursos disponíveis para o programa de ciclofaixas sejam concentrados na ampliação da malha.
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“Com a adoção, o responsável pode, por exemplo, cuidar da ciclovia e a prefeitura, se dedicar à construção de novos trechos”, explica.
“A ideia é que a gente possa, também, num curto espaço de tempo, com esse novo projeto de lei, aumentar o fluxo de veículos não poluentes, através das ciclovias, destravando um pouco o trânsito da cidade”, conclui Policarpo.
O parlamentar ressalta ainda que a iniciativa pode promover economia de recursos públicos na medida em que o município não terá custos para implantação das vias.