Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Fotos: Fábio Cesar
Campeonato Goiano de Turismo vai reunir 25 equipes na categoria Turismo 1.4 e treinos da Fórmula Millennium, com homologação da Faugo
No próximo fim de semana, 18 e 19 de maio, o Autódromo Internacional de Goiânia será palco das emoções do automobilismo regional com a realização da 2ª etapa do Campeonato Goiano de Automobilismo, Marcas & Pilotos – Turismo 1.4, abrangendo quatro categorias e 25 equipes.
Os líderes atuais são Vitor Perillo (1.4 A), Henrique Borges (1.4 B), Thiago Costa (Novatos) e José Barros Neto (Senior). O evento também contará com sessões de treinos da Fórmula Millennium. A entrada é franca ao público com acesso limitado às arquibancadas e áreas elevadas, e os ingressos serão destinados às áreas localizadas acima dos boxes. A organização do evento solicita a doação de alimentos não perecíveis para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e a transmissão será feita pelo canal Faugo TV no YouTube.
“Esta etapa marca um momento crucial da competição, onde as posições vão se solidificando e cada ponto conquistado se torna crucial na busca pelo título, enquanto a perda de um único ponto pode complicar seriamente a temporada”, afirma o presidente do Clube Esportivo do Fora de Estrada em Goiás (CEFEGO), Marcos Ferreira, realizador do evento.
A etapa conta com o destaque dos líderes de cada categoria: Vitor Perillo, 1.4 A, com 55 pontos; Henrique Borges, liderando a 1.4 B, somando 70 pontos; Thiago Costa, em ascensão na categoria Novatos, acumulando 65 pontos; e José Barros Neto, na dianteira da categoria Senior, destinada aos pilotos mais experientes.
A programação do fim de semana será intensa, com a realização de quatro provas de Turismo 1.4, além de uma série de sessões de treinos da Fórmula Millennium, visando os últimos ajustes para a estreia oficial em julho.
Para o presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo), Sérgio Crispim, o automobilismo é uma atividade que não só entretém e emociona, mas também contribui para o crescimento econômico, o desenvolvimento tecnológico e a promoção da imagem de um Estado. “O esporte a motor impulsiona tanto a economia quanto a tecnologia, fornece entretenimento e pode gerar oportunidades educacionais”, argumenta.
A Faugo, em seu papel de autorizar, supervisionar, orientar, organizar e homologar o evento, terá quatro membros na comissão técnica, sob o comando de Ângelo Santos, três membros na comissão desportiva, submetidos a liderança de Flávio Leite, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), um secretário de provas, um diretor de provas e uma equipe adjunta composta por sinalizador e bandeirinhas para aferir as condições de cada um dos pilotos, garantir segurança aos participantes e ao público e aferir a pontuação do campeonato. “Desta forma estamos incentivando e administrando o esporte junto a CBA”, esclarece o presidente do Conselho Técnico Desportivo da Faugo, Flávio Luiz Cunha.
Os portões do autódromo estarão abertos para os entusiastas e espectadores, com acesso restrito às arquibancadas e áreas elevadas, enquanto os ingressos serão exclusivos para as áreas superiores aos boxes, reservados aos pilotos, membros das equipes e convidados. O organizador do evento solicita a doação de alimentos não perecíveis, visando destinar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O Marcas & Pilotos também será transmitido pelo canal da Faugo no YouTube, Faugo TV.
Turismo 1.4
A categoria Turismo 1.4 engloba carros de turismo fabricados em série, caracterizados por chassis monobloco e motores de 1.400 cilindradas, cuja preparação para competição é especificada no Regulamento Técnico.
Com um foco primordial em custos acessíveis, formação de competidores e aprimoramento das habilidades de pilotagem, a categoria Turismo 1.4 se destaca pelo seu ambiente altamente competitivo e equilibrado nas corridas. “Este cenário se traduz em emocionantes disputas, batalhas acirradas, inúmeras ultrapassagens e incidentes, tudo em busca das melhores posições na pista”, afirma Marcos Ferreira.
Fórmula Millennium
A Fórmula Millenium, categoria originária de Goiás, retornou às pistas em 2023. Os carros, monopostos com chassis tubulares e motorização de 1.800 cilindradas, garantem corridas de alta velocidade e disputas intensas, exigindo o melhor desempenho das equipes e pilotos. De acordo com Marcos Ferreira, popular entre o público, a categoria atrai espectadores que torcem por seus favoritos, alimentando o entusiasmo e a paixão dos fãs do automobilismo.
Sobre a Faugo
A Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) é a instituição responsável por supervisionar eventos automobilísticos em Goiás, garantindo o conforto dos competidores (pilotos e equipes) e a satisfação do público. Além de organizar, autorizar, orientar e homologar os eventos, tem o compromisso de dirigir, difundir e incentivar no Estado a prática de todas as modalidades desportivas automobilísticas e, desde que credenciada, desenvolver as atividades ligadas às categorias Kart, Millenium, Marcas e Pilotos – Turismo 1.4, Fórmula SR Brasil, Rally, Kart Profissional e Rental, Rally de Velocidade, Kart Cross, Fusca Cross, Auto Cross, Pista de Velocidade na Terra, Stock Car, Copa Truck, Fórmula Truck, F4 Brasil, Drift, Endurance, Porshe Clube Brasil, Armageddon, Track Day, Fórmula 200, Old Cars Race, Fórmula Brasil, Copa Classic.
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço