segunda-feira - 20 - maio - 2024

Cidades / Caldas Novas / Situação de Alerta: Com casos de covid em alta, Caldas Novas adia retorno das aulas presenciais

Com casos de covid em alta em Goiás, Caldas Novas adia retorno das aulas presenciais

Prefeito Kleber Marra, durante live com a secretária de Educação, Keila Paula: “Estamos em nível de alerta. Eu não quero fechar a cidade, mas se preciso for, vamos fechar”  //  Foto: Reprodução/Redes sociais

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra (Republicanos), publicou decreto municipal prorrogando para o dia 16 de agosto de 2021 o início das aulas presenciais, de forma híbrida, na rede Municipal de Ensino e em instituições particulares. As aulas online continua sendo ministradas.

“A doença persiste, não só em Caldas, mas em Goiás e no Brasil”, disse Marra, em live em que anunciou as novas restrições.

De acordo com o prefeito, diante do aumento de casos e de mortes por covid-19, não só em Caldas Novas, mas em todo o Brasil, ele se viu obrigado a avaliar o adiamento do retorno das aulas presenciais. Goiás tem a maior taxa de ocupação dos hospitais que tratam a Covid-19, acima dos 80%. Na quinta-feira (29/7), pelo menos 12 hospitais estaduais estavam lotados, sem vagas e outros cinco estavam com mais de 90% de ocupação.

Publicidade

Continuação da Matéria

“Precisamos pensar na segurança de nossos servidores da Educação e alunos, ainda mais que não temos UTIs pediátricas em Caldas Novas. Após esse período, será realizado um novo estudo sanitário para reavaliar a volta das atividades”, disse Kleber Marra.

O prefeito anunciou também novas medidas de endurecimento na fiscalização e aplicação de penalidades em estabelecimentos comerciais, hotéis, clubes, restaurantes e similares que descumprirem os protocolos sanitários de enfrentamento à covid-19.

O decreto municipal estabelece multa por não uso de máscara em locais públicos e coletivos e a proibição de circulação de pessoas com suspeitas ou confirmação da doença.

“Todo cidadão andando na rua sem máscara será punido. E se resistir, será preso”, alerta o prefeito, pedindo a colaboração de todos.

Publicidade

Continuação da Matéria

Além disso, conforme o decreto, toda pessoa com suspeita ou confirmação clínica ou laboratorial de que esteja infectado pelo Sars-CoV2 (coronavírus) causador da covid-19 deverá buscar atendimento na rede de saúde e manter isolamento, só podendo se deslocar no caso de necessidades alimentares e de saúde.

Da mesma forma as empresas que tiverem suspeita ou confirmação clínica ou laboratorial de que algum colaborador esteja infectado pelo coronavírus estão obrigadas a orientá-lo a buscar atendimento médico e a ficar em isolamento social.

O decreto afirma ainda que todas as atividades econômicas deverão seguir os percentuais e determinações do Decreto Municipal nº 1.160/2021, que permite a ocupação da capacidade de lotação em 75%, bem como as regras sanitárias básicas de prevenção da covid-19, devendo evitar aglomerações e práticas que proporcionem a transmissão do vírus.

plugins premium WordPress