Foto: Secom Caldas Novas
Por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço
O grupo de trabalho de coordenação das ações de emergência a saúde – neste caso para estabelecer ações imediatas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya – se reuniu nesta quinta-feira, 28, no auditório do Terminal Rodoviário de Caldas Novas, para atualizar o cenário da doença no município e delinear as ações a serem promovidas nos próximos meses.
Publicidade
Continuação da Matéria
O grupo foi criado por meio de portaria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estabelece providências, após a alta incidência do número de casos e confirmação de dois óbitos no município. A intenção é traçar estratégias de controle do mosquito e, consequentemente de prevenção da Dengue. “A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e demais órgãos, agirá, por expressa recomendação do prefeito Kleber Marra, de forma enérgica para preservar a qualidade de vida e a saúde da população” destacou Marcos Vinicius, secretário de Saúde do município.
Os números apresentados pela Vigilância Epidemiológica e Departamento de Endemias, que apresentaram um aumento de 2.954% de casos confirmados da doença em comparação com o mesmo período analisado em 2021, resultaram no decreto de Situação de Emergência, assinado pelo prefeito Kleber Marra no último dia 20, e demonstrou a necessidade da adoção de medidas mais efetivas no controle da proliferação do mosquito na cidade.
Ficou definido pelo grupo, a realização de mutirões envolvendo todas as ações, em especial, de limpeza e de fiscalização, que reunirá equipes para percorrer, especialmente os bairros mais comprometidos, no intuito de visitar residências e estabelecimentos e certificar que não há criadouros do mosquito. Quem estiver irregular estará sujeito às penalidades.
Publicidade
Continuação da Matéria
É importante ressaltar ainda, que o Departamento de Endemias seguirá trabalhando diariamente na identificação dos focos, além de realizar o serviço preventivo, visitando os imóveis. Nessa premissa, o poder público tem reforçado também, as campanhas de controle da dengue, com mídias digitais, campanhas nas rádios e carros de som, entre outros, para conscientizar a população, que deve continuar atenta.
Com informações Secretaria de Comunicação Prefeitura de Caldas Novas