Com nova resolução que reorganiza a distribuição de doses para as cidades goianas, a cidade retoma a vacinação contra a covid-19 nos drives nesta quarta-feira a partir das 13h
A cidade recebeu de 20 de janeiro a 17 de agosto 319.145 doses para D1, 131.420 para D2 e 16.870 de dose única, totalizando 467.435. Atualmente, o estoque de vacinas para a 1ª aplicação é de 1.070 e 12.020 para a segunda e 10 doses de aplicação única.
A vacinação em Aparecida de Goiânia segue, nesta terça-feira, 24, apenas por agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida. Desta forma, a aplicação da primeira dose ocorrerá exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização. As vagas para esta terça-feira já foram liberadas. O acesso à ferramenta pode ser feito também pelo SITE .
A vacinação nas cinco Unidades Básicas de Saúde e na Central de Imunização também continuará por agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida e a cidade voltará a totalizar 8 postos de vacinação para a primeira dose. Para receber a dose do imunizante, tanto nos drives quanto nas Unidades de Saúde, o morador de Aparecida acima de 18 anos precisa apresentar documento de identidade, comprovante de endereço de Aparecida e cartão SUS.
“Com a nova resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (Cibe-Go), as doses que chegarem ao Estado serão repassadas aos municípios na manhã de todas as quartas-feiras, então, por isso, nesta quarta, com este novo envio, poderemos retomar os drives que vacinam por livre demanda”, comunicou a coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro. “Em Aparecida o lema é dose recebida, dose aplicada. Nossa estrutura está montada e pronta, e, com ela, tendo doses, atendemos até cinco mil pessoas diariamente nos postos de 1ª e 2ª dose”, pontuou.
Segunda dose
A aplicação da segunda dose segue normalmente nos sete postos de Vacinação, sendo eles o drive-thru do Aparecida Shopping, que funciona das 8h às 18h nos dias de semana e aos sábados das 8h às 17h.
“É importante que todos que tomaram a primeira dose e já estão com a data aprazada completa, que retornem aos postos para tomar a segunda dose e completar o seu esquema vacinal. Somente com a Imunização completa as pessoas ficam protegidas das formas graves da Covid-19, evitando internações”, sublinhou a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.
Renata explica ainda que estão sendo estudadas medidas, junto ao Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida, para ampliar a cobertura completa da vacinação na cidade. “Semana passada, por exemplo, iniciamos a aplicação da segunda dose nas indústrias de maior porte do município, aumentando então a cobertura vacinal no município. Pois somente com toda a população com as duas doses poderemos reduzir a circulação do vírus e de suas variantes, como a Delta”.
Mutirão de Vacinação
Com a nova reorganização na distribuição de doses da vacina contra a Covid-19 para as cidades pelo governo do Estado, somente às quartas, a ação denominada Super Quarta realizada em agosto fica suspensa.