Por Rafael Freitas
A Praça Cinco Estrelas, do Setor Santo André, recebeu o plantio de 10 mudas de ipê roxo e amarelo. O projeto de arborização foi realizado entre a Prefeitura de Aparecida, Associação de Moradores e o Viveiro Pachamama House Garden, que doou as plantas. As espécies foram plantadas por crianças que estudam na Escola Municipal Santo André.
Publicidade
Continuação da Matéria
“Em ações como essa as crianças aprendem que preservar o meio ambiente tem impactos importantes na nossa vida”, afirmou o líder comunitário Leonardo Melo. De acordo com ele a arborização no espaço público vai proporcionar melhor paisagismo, conforto e atratividade para a população.

Robert Pereira, 6 anos, ajudou no plantio de uma das mudas e afirmou que o dever da comunidade é preservar. “Depois de plantar a gente tem que jogar água e cuidar”, declarou ele, timidamente, ainda com terra nas mãos. Bianca Lima, 4 anos, esbanjava sorriso no rosto ao realizar o plantio de um ipê amarelo. “Que legal. Eu gosto de amarelo!”, declarou ao lado de outros colegas.
Leia também:
- Parque da Criança: um cantinho verde que você precisa conhecer em Aparecida
- Primeiro viveiro do cerrado é inaugurado em Aparecida
- Praça da Cidade Administrativa: novo cartão postal de Aparecida
- Parque da Família: canteiro central que virou ‘point’ em Aparecida
Continuação da Matéria
O biólogo Murilo Menezes, do Viveiro Pachamama, conversava com as crianças durante a atividade. Ele afirma que a educação ambiental é de suma importância para a transformação da sociedade. “As crianças são base da nossa sociedade e sem elas não conseguimos levar nada para frente. Com ensino e conhecimento sobre as plantas, elas aprendem a cultivar e a preservar. Passam a olhar o meio ambiente com mais atenção e amor”, pontuou.

Sheila Alves é moradora do setor Santo André e acompanhou a atividade das crianças e destacou a importância da ação educativa no bairro. “É uma iniciativa muito importante. Ver as crianças todas empenhadas, felizes de estar fazendo isso, é um bom exemplo para a comunidade. E a praça vai ficando mais arborizada, isso é muito bom para as crianças e para as famílias”, afirmou.
Juliene Aparecida também é moradora do bairro e acompanhou a atividade ambiental das crianças. “É muito bom incentivar as crianças a preservar a natureza. É uma forma também de ensiná-las a cuidar da cidade, das praças e do lugar em que vivemos”, concluiu.