Estudantes de mais três unidades de ensino serão beneficiados com projeto “Robótica Cena”. Atualmente cinco escolas contam com aulas relacionadas à tecnologia. Número deve ser dobrado
Lançamento contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de educação Divino Augusto. Foto: Claudivino Antunes
A Prefeitura de Aparecida decidiu ampliar o projeto de robótica, já desenvolvido em duas unidades de ensino do município, e nesta quinta-feira, 28/10, a Secretaria Municipal de Educação lançou o “Robótica em Cena” em três escolas da rede municipal.
A ação faz parte da programação dos aniversário de 100 anos e é desenvolvido por estudantes do 5º ano. A nova versão do projeto agora está sendo desenvolvida em turmas de duas unidades de tempo parcial, a Camila Scaliz e a Nova Olinda, localizadas nos setores Expansul e Jardim Nova Olinda, e uma de período integral, o EMEI Retiro do Bosque.
Antes, o programa vinha sendo desenvolvido nas escolas Francisco Rafael Campos e Cidade Satélite São Luiz. Nos locais, já estariam ocorrendo aulas de robótica, inclusive com destaque para a participação dos alunos em competições em nível estadual.
Publicidade
Continuação da Matéria
Nesta nova etapa, o projeto piloto será expandido até o final deste ano e a meta é que a proposta seja estendida para outras unidades da rede já a partir deste próximo ano letivo de 2022.
“Queremos atingir toda nossa rede, mas no próximo ano ampliar para 10 unidades”, comentou o secretário municipal de Educação, professor Divino Gustavo. Atualmente o município possui mais de 140 escolas.
Ele explica que o “Robótica em Cena” é uma proposta pedagógica conectada com a realidade e que servirá de meio para que os alunos desenvolvam competências e habilidades.
“O projeto associa a tecnologia com a experiência de nossos professores em busca de um aprendizado cada dia mais significativo”, comentou o secretário.
O professor Divino conta ainda que o município possui uma equipe para acompanhar e orientar os professores das unidades, além de fornecer estrutura para os estudantes. “Todas as escolas possuem laboratório”, frisou.
Cidade inteligente
Promover uma cidade inteligente tem sido uma das bandeiras da gestão do prefeito Gustavo Mendanha. Durante o lançamento do projeto Robótica em Cena realizado nesta quinta-feira ele explicou que a Prefeitura tem investido em infraestrutura e enfatizou o papel da Educação no sentido de promover a cultura digital.
“Estamos preparando nossas crianças para o futuro, pois entendemos que ter uma cidade inteligente é termos cidadãos inteligentes. É importante ressaltar que, além das aulas de robótica, estamos também levando uma nova mentalidade para as escolas”, frisou.
Continuação da Matéria
Estudantes aprendem sobre reciclagem e compostagem em Aparecida de Goiânia
Estudantes de três turmas da Escola Municipal Telma Regina, Parque Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, tiveram aulas sobre Compostagem e Reciclagem durante oficinas oferecidas pela Prefeitura.
O curso foi ministrado para alunos do 5º ano e abordou o tema gestão de resíduos e coleta seletiva. Os alunos participaram também de oficinas sobre compostagem doméstica tratando da importância do aproveitamento do lixo no plantio de hortaliças, na produção de adubos orgânicos e na organização de canteiros e preparo de mudas.
A ação é uma das etapas do Projeto Semana Lixo Zero que está sendo realizada em Aparecida nesta semana. O projeto está sendo executado durante a semana de 25 a 29 de outubro por iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil e da Prefeitura de Aparecida.
A proposta, segundo o coordenador do projeto, o arquiteto e urbanista Filemon Tiago, é desenvolver a consciência da sociedade no que diz respeito ao descarte de lixo na natureza tendo por meta desviar até 90% do lixo que atualmente é destinado aos aterros sanitários. “Nós precisamos entender que se a gente não promover uma educação ambiental, educando na fonte onde os resíduos são gerados, a gente irá apenas gerenciar o caos”, advertiu o coordenador.