Sistema vai ampliar a segurança nas mais de 90 unidades de ensino da cidade e coibir casos de furto e roubo nos prédios públicos e adjacências

Imagens vão para a Central de Videomonitoramento e, caso aconteça alguma movimentação, os alarmes instalados são acionados nos celulares dos gestores das unidades | Foto: Rodrigo Estrela
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia instalou mais de 1,5 mil câmeras de videomonitoramento em todas as escolas e CMEIs do município. O investimento, que ultrapassa R$ 3 milhões, tem como objetivo melhorar e ampliar a segurança nas unidades de ensino da cidade.
“É um sistema interligado com a guarda municipal e com monitoramento 24 horas. As imagens vão automaticamente para a Central de Monitoramento e, caso aconteça alguma movimentação, nossos alarmes, instalados nas unidades e nos celulares dos gestores, serão acionados”, explica o secretário municipal de educação, Divino Gustavo, durante a entrega do sistema de videomonitoramento na Escola Municipal de Tempo Integral Monteiro Lobato, no Jardim Tiradentes.
De acordo com a Prefeitura, ao todo, foram adquiridas 1.584 câmeras instaladas em pontos estratégicos nas adjacências das 61 escolas e dos 32 CMEIs.
Publicidade
Continuação da Matéria
“Todas as unidades, inclusive a Secretaria Municipal, serão monitoradas 24 horas por dia”, conta o gestor da pasta.
Ainda segundo ele, o objetivo do investimento é dar maior tranquilidade para a população e comunidade escolar e também coibir eventuais danos ao patrimônio público, como vinha acontecendo.
Divino Gustavo conta que apenas uma escola do município chegou a ser furtada mais de 40 vezes, e, desde a implantação dos itens de segurança, não houve registro de novos casos.
“Quando nós assumimos a SME, o primeiro relatório que apresentamos ao prefeito foi o tamanho de prejuízo que vinha acontecido em uma unidade de ensino. Por isso que, imediatamente, o prefeito pediu para dar andamento ao processo do monitoramento. O projeto piloto foi implantado no mês de dezembro (do ano passado), desde então, nós não tivemos nenhum furto dentro das unidades porque a Guarda Municipal e toda equipe das escolas está acompanhando o monitoramento”, diz.
Para o secretário municipal de segurança pública, Roberto Cândido, o sistema de videomonitoramento de câmeras na cidade é uma das ferramentas mais importantes na segurança pública.
“Economiza com material humano, viatura e tem uma resposta mais rápida”, explica.
Ele completa dizendo que acredita que os novos investimentos na área da educação vieram para somar com o trabalho que a guarda já vinha realizando.
“As infrações mais comuns eram roubos, furtos e atos de vandalismo e era uma perca muito grande. Tendo em vista que hoje nós temos mais de 100 prédios públicos só da área da educação e o efetivo da guarda pública está em, aproximadamente, 500 servidores, seria impossível darmos conta de fazer essa segurança com perfeição.
Publicidade
Continuação da Matéria
“Temos investido para melhorar toda segurança pública”
O prefeito Gustavo Mendanha conta que o serviço de instalação de sistema de videomonitoramento faz parte das propostas apresentadas por ele desde o início de seu governo.
“É um investimento desde o início do governo que dissemos que iríamos trabalhar e preparar a cidade para ser uma cidade inteligente, que as pessoas tenha condições de, a partir de toda uma tecnologia, melhorar suas vidas. É um olhar especial sobre a segurança e sobre o prisma da tecnologia”, comemora.
Ainda de acordo com ele, o município de Aparecida de Goiânia conta hoje com cerca de 4 mil câmeras já instaladas em todas a cidade, que tem mostrado eficiente para coibir a criminalidade na cidade.
“Nós temos investido para melhorar toda segurança pública e isso foi feito desde o início, com o Maguito (Vilela), que começou com o projeto piloto, que, na época, foi uma inovação não só para o Estado, mas para todo o Brasil. Na época, foram instaladas 57 câmeras nas portas de bancos. A gente tinha um problema sério de crimes de saidinha de bancos. Mas hoje, a cidade tem um cerceamento digital e isso melhora o trabalho dos agentes de segurança pública e, principalmente, melhora os índices de segurança”, comenta.
Por: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço